Forças de Segurança do Ceará participam de Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública

6 de outubro de 2021 - 00:50 # # #

Profissionais que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas: Polícias Civil (PC-CE) e Militar (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) do Ceará participaram, nesta quinta-feira (30), do I Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública, que teve como tema “O direito à saúde mental no contexto das atividades militares e policiais no Brasil”. O evento ocorreu, de 9 as 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB Ceará no YouTube.

O evento virtual foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, por meio da Comissão de Direito Militar (CDM), junto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará e a Procuradoria da Justiça Militar em Fortaleza. O viés psicológico em operações militares federais; os armamentos e os desdobramentos em psicologia; o acompanhamento em saúde mental e prevenção ao suicídio; o acompanhamento psicossocial aos militares e seus familiares; os impactos psicológicos em situações críticas; e o Programa Nacional de Qualidade de Vida (Pró-vida) foram temas abordados durante os painéis.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, participou do evento e fez uma apresentação sobre as ações da SSPDS/CE em prol da saúde mental dos agentes de segurança pública. Participaram do momento, a assessora de Assistência Biopsicosocial da SSPDS/CE, Bruna Gadelha, e o presidente da OAB/CE, José Erinaldo Dantas Filho.

Para Samuel Elânio, o evento foi uma forma de difundir e ressaltar a importância de se trabalhar a saúde psicológica dos profissionais da segurança. “Este é um momento oportuno, não somente por estarmos no mês de setembro, onde lembramos do ‘Setembro amarelo’, mas para refletirmos sobre a atual condição psicológica dos agentes de segurança”, disse o gestor.

Vários profissionais ligados a saúde mental dos servidores do sistema de segurança do Ceará participaram do evento como palestrantes. Pela PC-CE, a diretora do Departamento de Assistência Médica (Damps) da PC-CE, Sônia Amaral, falou sobre as ações do Damps na Promoção à Saúde e Qualidade de Vida. Já a coordenadora de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE, a Tenente-Coronel Sandra Helena Albuquerque, apresentou a temática: “Quando a Polícia adoece: um panorama sobre o adoecimento do policial militar do Ceará”.

O tenente-coronel do CBMCE, Virgílio Ryozaburo Cláudio Sawaki, comandante e Instrutor de Voo de Helicóptero na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS falou sobre o “Preparo psicológico para atuação em operações aéreas”. Pelo CBMCE, a “Qualidade de vida dos Bombeiros Militares” foi explicada pela tenente-coronel CBMCE Diana Maria Feitosa, comandante do Batalhão de Socorro e Urgência (BSU). Por fim, o coronel PMCE Claudomiro Souza da Silva, orientador da Célula de Formação Profissional da AESP/CE, falou sobre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará.