Aesp promove Jornada de Apresentação de TCC/2021

6 de outubro de 2021 - 02:18 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) promove até o próximo dia 07 a jornada de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2021). O evento acontece no auditório 2 e é aberto à comunidade acadêmica.

Nesta edição, serão apresentados 30 trabalhos, com temas diversos, que abordam saúde psíquica, polícia judiciária militar, crimes de feminicídio, análise de dados, educação financeira e o uso de novas tecnologias nas atividades de segurança pública, dentre outros temas.

As bancas examinadoras contam com a participação de professores especialistas e profissionais renomados do sistema de segurança pública cearense.

“Estamos encerrando, com êxito, mais um importante ciclo do nosso programa de pós-graduação lato sensu e isso só foi possível porque todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem se empenharam e deram o seu melhor, em que pese as inúmeras dificuldades existentes, próprias das funções exercidas pelos profissionais da segurança pública. De fato, a determinação, a força de vontade, o bom ânimo e a perseverança dos discentes e docentes, bem como, dos servidores, colaboradores e gestores da Aesp foram fundamentais para o sucesso dessa desafiadora jornada.  Desde que iniciamos os cursos de especialização na Aesp, em 2018, este foi o primeiro sem registros de evasão. A educação tem o poder de transformar a segurança pública”, destacou a orientadora da Célula de pós-graduação da Academia, professora doutora e delegada de Polícia Civil, Cylviane Freire.

Programa de pós-graduação da segurança pública

A Aesp é credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) para a oferta de cursos de pós-graduação, lato sensu, na área da Segurança Pública, Defesa Civil, Cidadania e Direitos fundamentais da pessoa humana, com validade até o dia 31 de dezembro de 2024.


Desde 2018, a Aesp já formou cinco turmas de especialistas, sendo duas turmas do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), duas do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e outra do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP). A instituição já iniciou o processo seletivo para um novo Curso de Especialização em Gestão para Resultados no Âmbito da Segurança Pública (CEGPR/2021).

A qualidade do corpo docente, dos cursos de especialização, também merece destaque, já que são formados exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores.