Aesp e Casa Militar promovem Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

6 de outubro de 2021 - 01:11 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo, iniciou nesta sexta-feira (01) mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial).
A aula inaugural, que aconteceu no auditório da Instituição de Ensino, foi ministrada pelo coronel PM André Luis Soares Cruz e contou com a presença do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; do secretário chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo e do subcomandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula.

De acordo com o Plano de ação Educacional, o curso tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que aborda disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; socorro e urgência; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física; defesa pessoal; tiro; direção defensiva e evasiva e simulados de segurança de dignitário.

“Nesse curso foi acentuado a execução de atividades de forma prática através de exercícios simulados para que os alunos do curso possam de forma concreta desenhar planos de segurança e terem a capacidade de analisar cenários de forma mais complexa e mais estratégica. Hoje buscamos através dessa especialização agregar valor e conhecimento pessoal para que eles (alunos) possam executar planejamentos aprofundados e complexos na administração e na gestão de célula de segurança pessoal, para que possam de forma ampla, terem a capacidade de analisar cenários diversos das mais múltiplas formas de atuação na área de proteção de segurança e proteção de autoridades e dignitários”, explicou o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Ávila.

Participam da capacitação 24 oficiais da Polícia Militar, dois oficiais do Corpo de Bombeiros e dois delegados da Polícia Civil, que atuam diretamente com autoridades na Casa Militar do Ceará; na Assembleia Legislativa do Ceará; no Tribunal de Justiça do Ceará e na Procuradoria de Justiça do Ceará.

“A segurança de autoridade hoje se reveste numa das principais funções para serem desempenhadas na proteção das entidades e das instituições democráticas, por isso coletamos representantes de todas as células de segurança das principais autoridades do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, também do Ministério Público Estadual”, pontuou Alexandre Ávila.

Integração

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aesp e a Casa Militar do Governo. Desde 2018, já foram realizadas pelo menos seis turmas do curso, capacitando cerca de 200 profissionais.