Operação da PC-CE resulta no cumprimento de oito mandados por homicídios

5 de outubro de 2021 - 23:50 # # # # # #

Dando continuidade às ações de combate ao crime, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nesta quarta-feira (29), uma operação policial para saturação de áreas críticas em Fortaleza e para o cumprimento de mandados de prisão por homicídios. A ofensiva, que resultou no cumprimento de oito mandados, entre prisões preventivas e temporárias, foi realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Contra a dupla Antônio Gilvan Souza de Paulo, de 31 anos, com passagens por homicídio doloso e tráfico de drogas, e Selmo Barbosa, de 21 anos, com passagem por receptação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva por homicídio. Os dois são investigados pela 3ª Delegacia do DHPP pela morte de um homem, de 34 anos, no bairro Paupina, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). O crime ocorreu em 10 de julho deste ano. Eles foram presos no mesmo bairro que aconteceu o delito.

Outro suspeito, identificado por João Paulo Fernandes Vasconcelos, de 31 anos, investigado como um dos responsáveis pelo homicídio por arma de fogo de um adolescente de 17 anos também foi preso após o cumprimento de mandado de prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 5 de maio deste ano, no bairro Aeroporto. João Paulo Vasconcelos, que tem passagens por posse ilegal de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e por crime contra a incolumidade pública, foi preso hoje no bairro Vila União (AIS 5).

Em desfavor de Maria do Rosaria Braga do Nascimento, de 28 anos, com passagens por furto e ameaça; e de Carine Angicleia Chagas de Souza, de 25 anos, foram cumpridos mandados de prisão temporária por homicídio. Elas são suspeitas e investigadas por um homicídio e pela ocultação do cadáver de um adolescente, crime que aconteceu em julho de 2018. A investigação foi conduzida pela 12ª Delegacia do DHPP e a prisão contou com o apoio da 11ª Delegacia também do departamento especializado. A dupla foi presa no bairro Parque São José (AIS 9), em Fortaleza.

Outro mandado de prisão temporária foi cumprido em desfavor de Francisco Yuri Rodrigues Ferreira, de 30 anos. Ele é investigado pelo homicídio de um homem, de 20 anos, no dia 17 de janeiro de 2020, no bairro Bonsucesso. Francisco Yuri tem passagens por latrocínio, tentativa de homicídio, roubo com restrição de liberdade da vítima e roubo a pessoa. A prisão aconteceu no bairro Paupina (AIS 3) pela equipe da 6ª delegacia do DHPP.

Foram cumpridos, também, mandados de prisão preventiva em desfavor de Marcos Antônio Gomes Filho, de 20 anos, conhecido como “Bebê”, e Josué Ferreira Batista Filho, de 22 anos, conhecido por “Bê”. Eles são suspeitos do assassinato de um homem e de uma mulher, em 7 de março deste ano, no bairro Granja Portugal. Marcos Antônio Gomes Filho tem passagens por homicídio e por porte ilegal de arma de fogo. Já Josué Batista Ferreira Filho tem antecedentes por dois crimes de homicídio, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito A dupla já encontrava-se recolhida no sistema prisional do Estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.