PC-CE prende suspeitos de integrar associação criminosa especializada em furto de cargas

24 de setembro de 2021 - 10:23 # # # # #

Em continuidade às ações de combate a roubos e furtos de cargas em Fortaleza e na Região Metropolitana da Capital, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu em flagrante, na tarde dessa quarta-feira (22), três homens suspeitos de fazer parte de uma associação criminosa especializada em furtos de cargas de caminhões. As capturas aconteceram no bairro Presidente Kennedy, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), de Fortaleza.

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), ao investigar um roubo de carga que aconteceu no último dia 16, no bairro São Gerardo (AIS 4), foram informados na tarde de ontem sobre o paradeiro de um veículo Fiat Uno, de cor prata, utilizado nessa ação criminosa. Diante da informação, a equipe policial saiu em diligência para localizar o veículo.

Após perseguição, o veículo foi interceptado na Avenida Sargento Hermínio, no bairro Presidente Kennedy. Um dos indivíduos desceu do carro e empreendeu fuga, mas foi alcançado logo à frente. Ele foi identificado como Francisco Wellington Alexandre Lopes, de 39 anos, com três passagens por furto, um por roubo de carga, além de porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal. No veículo, foram abordados mais dois indivíduos, identificados como Marcos Ítalo dos Santos Silva, de 23 anos, com passagem por roubo, e Tarciano Douglas Correia Silva, de 27 anos, com passagem por tráfico de drogas.

Na ocasião, o trio confessou ter praticado o furto do dia 16. Eles disseram também que tentaram furtar outra carga ainda nessa quarta-feira. Na tentativa, eles quebraram o cadeado da carga de um caminhão, mas não conseguiram levá-la porque populares desconfiaram do crime e eles fugiram.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas para os procedimentos cabíveis. Na unidade policial, Wellington Lopes, Italo Silva e Douglas Correia Silva foram autuados em flagrante por tentativa de furto qualificado e associação criminosa. Também serão indiciados no furto qualificado consumado no dia 16 deste mês. O trio encontra-se à disposição da Justiça.

Recuperação de veículo

Também nessa quarta-feira (22), a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) recuperou, no distrito de Ararendá, em Nova Russas (AIS 18), um Toyota Corolla 2016/2017. O carro havia sido roubado em Fortaleza. O veículo foi apreendido já adulterado e com as placas clonadas.

A operação é fruto de investigação iniciada em Fortaleza, ocasião em que foi preso e autuado em flagrante delito por receptação qualificada, no dia 8 deste mês, Francisco Felipe dos Santos Neto, de 25 anos, contra o qual também constava um mandado de prisão em aberto. Nessa investigação, já foram apreendidas oito motocicletas roubadas, adulteradas e clonadas. A operação segue em andamento.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-2492, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

As denúncias podem ser feitas também para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.