Operação da PC-CE resulta em quatro presos e nas apreensões de armas em Pacatuba

3 de setembro de 2021 - 10:23 # # # #

O trabalho com objetivo de desarticular grupos criminosos com atuação direta em nosso Estado continua. Desta vez, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou uma operação, nas primeiras horas da manhã de ontem (1°), que resultou nas prisões de quatro homens, todos suspeitos de integrarem o mesmo grupo criminoso. Durante a ofensiva, foram apreendidas armas, celulares e veículos. A ação policial ocorreu no município de Pacatuba – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado.

Equipes coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), unidades especializadas da PC-CE, iniciaram diligências pela região de Pacatuba, na manhã de ontem, a fim de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, em desfavor de suspeitos. Todos os alvos eram investigados por uma série de ações criminosas, como roubo, tráfico de drogas e homicídios cometidos na região da Pajuçara, em Maracanaú – AIS 12.

No curso das investigações, iniciadas em junho deste ano, os policiais civis descobriram onde os indivíduos se escondiam. De posse da localização exata, os agentes de segurança lograram êxito nas buscas e se depararam com quatro homens, que estavam em um sítio. Um dos alvos foi identificado por Paulo Roberto Ferreira Portela (33), conhecido por “Paulim”, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio, roubo e receptação. “Paulim” estava com mandados de prisão preventiva em aberto.

Os demais foram identificados por Robson Freire de Souza, vulgo “Robinho”, com antecedentes criminais por homicídio e roubo; Fábio dos Santos Silva, também conhecido como “Zé Pequeno”, com antecedentes por roubo; e Gabriel Lopes da Silva (24), com antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo e furto. Gabriel estava com mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de tráfico de drogas, e no momento da abordagem, ele e Fábio apresentaram documentação falsa.

Ainda no local, Paulo e Robson estavam em posse de duas armas de fogo, uma delas com registro de furto, que teve como vítima um policial militar de São Paulo. Além das duas armas, munições variadas, dois carros e três celulares foram encontrados e apreendidos. Com isso, o grupo foi conduzido à Draco, onde as decisões judiciais em desfavor deles foram cumpridas. Paulo Roberto e Robson foram atuados também em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Já Gabriel e Fábio responderão por uso de documento falso. As investigações acerca dos homens continuam, a fim de identificar a participação deles em outros esquemas criminosos na região.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.