Ações da PC-CE resultam nas prisões de 11 suspeitos de homicídios e tráfico em Fortaleza

30 de agosto de 2021 - 09:09 # # # # # # #

Ações realizadas por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultaram nas capturas de 11 pessoas suspeitas de envolvimento com crimes de homicídio e tráfico de drogas. O trabalho policial iniciou na segunda-feira (23) e finalizou nesta sexta-feira (27). Durante as ofensivas, três pistolas, 130 munições, drogas e dinheiro foram apreendidos. Os detalhes da operação policial foram divulgados na manhã de hoje, em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da PC-CE.

O trabalho iniciou logo nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (23). A primeira a ser capturada foi Maria Elda Menezes (39). Conhecida como “Tigrão”, ela é suspeita de envolvimento na morte da própria sobrinha de 12 anos. O crime ocorreu em junho de 2020. Contra Maria Elda, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio doloso. A mulher, que já possuía passagens por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, roubo, corrupção de menores e crime contra a fé pública, foi capturada no bairro Colônia (AIS 8).

Já no bairro Bom Jardim (AIS 2), outro mandado de prisão temporária foi cumprido contra Vanderson Vasconcelos do Nascimento (26). Investigações realizadas pelo DHPP apontam que o homem, conhecido como “Poloto”, é suspeito de envolvimento em um homicídio registrado em janeiro deste ano. Ele já possuía passagens por tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Na terça-feira (24), Francisco José Alonso Melo de Oliveira (21), com passagens por integrar organização criminosa, homicídio doloso, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, foi preso no bairro Vicente Pinzón (AIS 1). Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio.

Já contra André Anderson Barbosa da Silva (18), conhecido como “Bahia”, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio doloso. Ele foi capturado em uma residência no bairro Aldeota (AIS 1).Durante a prisão de “Bahia”, os policiais civis apreenderam nove trouxinhas de cocaína, seis trouxinhas de maconha, uma balança de precisão, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Além do mandado de prisão ser cumprido, o homem também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. O preso já possuía passagens por integrar organização criminosa, homicídio, desacato e desobediência.

Outros dois homens foram presos também durante as ações. Contra Antônio Jardeson Lima de Moura (32), conhecido como “Gordim”, foi cumprido um mandado de prisão temporária pelo crime de latrocínio. O homem é suspeito de participação no crime que vitimou uma funcionária de um shopping, em Fortaleza. O crime ocorreu no último dia 20 deste mês. Outras quatro pessoas já haviam sido capturados.

Já Francisco Alexsandro de Souza (34), conhecido como “Boca Podi”, foi preso preventivamente pelo crime de homicídio que vitimou um homem, no último dia 23 deste mês, no bairro Quintino Cunha (AIS 6). O indivíduo também possuía passagens pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, crimes de transito, disparo de arma de fogo, resistência e desacato.

Outras prisões

Dando continuidade aos trabalhos visando a captura de integrantes de grupos criminosos e suspeitos de homicídios, as equipes policiais realizaram uma operação policial na Comunidade da Rosalina (AIS 7), nessa quarta-feira (25). Na ocasião, José Felipe de Castro Farias (27) foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

No imóvel do suspeito, duas pistolas, um revólver calibre 38, quatro carregadores, 130 munições de calibres – 38, .40, 380, 357, além de cartões de crédito e dinheiro foram apreendidos. Na sede do DHPP, além do flagrante, um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio foi cumprido.

Já na manhã dessa quinta-feira (26), Gabriel Martins Pessoa da Silva (21) e Daniel Moreira da Silva (29) foram presos no bairro Canindezinho. As capturas ocorreram por força de um mandado de prisão preventiva pelos crimes de homicídios. Conforme apurações, Daniel já possuía antecedentes criminais por roubo.

Dando continuidade às ações, na manhã desta sexta-feira (27), outros dois envolvidos com homicídios foram presos por equipes do DHPP. As prisões ocorreram no bairro Colônia, na AIS 08. O primeiro a ser preso trata-se de Fernando Luiz Almeida Barbosa, de 31 anos, que estava com mandado de prisão por sentença condenatória. O homem é investigado por um duplo homicídio. Em seguida, os policiais prenderam Felipe Rufino Coelho da Silva, 30 anos, que já responde por três homicídios. Um dos crimes foi cometido em novembro do ano passado, no mesmo bairro onde foi preso.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3257-4807, do DHPP. O sigilo e o anonimato são garantidos.