PC-CE captura suspeitos de latrocínio na Serrinha com apoio de Videomonitoramento da SSPDS

16 de agosto de 2021 - 09:37 # # # # # # #

Em menos de seis horas após a ocorrência de um latrocínio consumado no bairro Serrinha, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza, nessa sexta-feira (13), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deu uma resposta rápida e conseguiu capturar um adulto e um adolescente de 17 anos. A ação contou com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A dupla também é investigada pela prática de roubos na região.

Segundo informações colhidas durante as diligências policiais no sentido de elucidar o caso, o crime que vitimou um homem de 59 anos aconteceu na manhã dessa sexta-feira, por volta das 10h30min, em um estabelecimento comercial localizado entre as ruas Efrem Gondim com Cônego Lima Sucupira. Um suspeito entrou no local e atirou na vítima para tentar roubá-la. Na fuga, o suspeito entrou num veículo Fiat Uno de cor preta e saiu em disparada. A vítima foi socorrida por populares, mas teve morte confirmada em uma unidade hospitalar do bairro. Diante de informações colhidas na cena do crime, uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PC-CE seguiu em diligências para prender os suspeitos.

Com os dados da ocorrência repassados para a Ciops, os operadores do Nuvid acompanharam o trajeto percorrido pelo veículo dos suspeitos. Por volta das 15h50min, o veículo foi interceptado pelos policiais civis em uma rua do bairro Centro (AIS 4). Nele foram identificados dois suspeitos que teriam envolvimento direto no latrocínio. São eles: Iury Sousa de Moraes, de 20 anos, e um adolescente, de 17 anos, com atos infracionais análogos a tráfico ilícito de drogas e crime de trânsito (direção perigosa).

De acordo com o DHPP, o adolescente confessou ter efetuado o disparo de arma de fogo que vitimou o homem de 59 anos. Os trabalhos investigados seguem no intuito de capturar um terceiro envolvido, que já foi identificado e segue foragido. Segundo as investigações, além do latrocínio, o grupo é investigado por outros crimes contra o patrimônio nessa sexta-feira. A 5ª Delegacia do DHPP mantém as apurações no intuito de elucidar os fatos e identificar outras vítimas do grupo.

O veículo utilizado na prática do crime foi apreendido, além de uma arma de fogo apontada como instrumento usado pelo adolescente para disparar contra a vítima, seis gramas de substância compatível com cocaína distribuídos em 48 trouxinhas também foram recolhidos com os suspeitos. O material foi levado para o DHPP junto com o adulto. Iury Sousa de Moraes foi autuado por latrocínio (roubo com resultado morte). Já o adolescente foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuado em ato infracional análogo ao crime de latrocínio. Eles encontram-se à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3257-4807, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que também é o número do WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos