Ações da PC-CE em 2021 já resultaram nas recuperações de 34 aparelhos celulares em Crateús

28 de julho de 2021 - 15:36 # # # #

Em balanço divulgado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) referente ao resultado das ações realizadas em Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, foram contabilizadas as recuperações de 34 aparelhos celulares, subtraídos em ações criminosas, no município entre os dias 1º de janeiro e 28 de julho de 2021. Só neste mês de julho, já foram recuperados dez dispositivos móveis roubados ou furtados na região.

Os 34 equipamentos foram apreendidos e restituídos aos proprietários durante a realização de várias ações policiais. No primeiro semestre, entre janeiro e junho deste ano, foram recuperados 24 aparelhos. A PC-CE orienta a população para que não compre objetos sem nota fiscal, uma vez que esses produtos podem ser oriundos de roubos ou furtos, o que configura crime de receptação, cuja pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Desconfie também se o aparelho oferecido a você estiver sendo ofertado por um valor abaixo do mercado.

Boletim de Ocorrência

A Polícia Civil orienta as vítimas de roubo ou furto de celular a se dirigirem a uma unidade policial para realizar um Boletim de Ocorrência. Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o Boletim de Ocorrência (BO).

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas também para o telefone (88) 3692-3308, da Delegacia Regional de Crateús. O sigilo e o anonimato são garantidos.