Polícia Civil e Ceará Sporting Club encerram campanha “Um amor que une” na busca por pessoas desaparecidas

21 de julho de 2021 - 09:43 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e o time Ceará Sporting Club encerraram, durante solenidade realizada na tarde desta terça-feira (20), a campanha “Um amor que une”, realizada durante o último mês de junho e que teve como objetivo a visibilidade das causas de pessoas desaparecidas no Estado. O “Vozão”, como é conhecido popularmente o time, juntou a paixão alvinegra de seus milhões de torcedores com o trabalho ininterrupto da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da PC-CE, com intuito de divulgar nomes e rostos de pessoas que se encontram desaparecidas em todo o Estado do Ceará. A campanha marcou as comemorações dos 107 anos de fundação do clube cearense.

A parceria entre o DHPP e o “Vozão” visou elucidar os casos amplamente divulgados durante todo o mês de junho, e com isso, trazer os amores das dezenas de famílias que buscam diuturnamente, com apoio da Polícia Civil do Ceará, encontrar seus entes queridos.

Na tarde de hoje, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron, o delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira, e o presidente do Ceará Sporting Club, Robinson de Castro, fizeram um balanço da ação social e apresentaram os resultados do trabalho conjunto.

Durante o evento, Sandro Caron ressaltou a importância da parceria entre a Polícia e o clube. “Eu costumo dizer que segurança pública não é feita só com Polícia. Temos aqui a demonstração de uma parceria que deu muito certo. Quando a gente fala de futebol, a gente reconhece a magnitude que foi essa campanha. Porque a segurança pública é direito e é responsabilidade de todos. Ter um alcance e a visibilidade de uma causa como a dos desaparecidos, em uma ação como essa, é algo muito importante, pois a segurança do nosso Estado é feita por homens e mulheres compromissados. Agradeço de coração e parabenizo a Polícia Civil e ao time do Ceará por essa iniciativa, que acredito eu, foi a primeira com essa magnitude aqui no Ceará”, destacou o secretário.

O delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira, agradeceu a parceria com o time do Ceará e destacou a importância da visibilidade da ação para os familiares das vítimas. “A Polícia Civil se sente honrada em participar de uma campanha tão relevante como essa, que é trazer de volta os entes queridos de várias famílias. É um alívio para esses familiares, que por muito tempo, não sabem o que aconteceu com esse parente que se encontra desaparecido, se faleceu ou se foi embora. Então, reitero o brilhante trabalho do Ceará Sporting Clube com a 12ª delegacia do DHPP, que juntos nesta campanha trouxeram cinco pessoas de volta para suas casas. Foi uma parceria que deu certo, e deixo aqui o registro que sempre que precisar, a Polícia Civil estará de portas abertas para o Ceará Sporting Club. Muito obrigada pela parceria. Reconheço aqui o importante papel desempenhado por todos”, disse.

Já o presidente do Ceará, Robinson de Castro, ressaltou o trabalho integrado e agradeceu pelo certificado recebido da PC-CE. “Ficamos bastante gratos com o convite da Polícia Civil do Ceará em participar dessa campanha. Com o resultado, percebemos a diferença que isso trouxe para as famílias. Nos sentimos orgulhosos de estar neste momento, aqui com vocês, recebendo das mãos do secretário e do delegado geral esse documento de relevantes serviços prestados. Com certeza esse foi um golaço, e juntos com a Polícia Civil, realizamos e cumprimos com o nosso papel de cidadãos. Conte sempre com o nosso clube para outras iniciativas”, disse Robinson.

Números que impressionam

A campanha teve início no dia 02 de junho, quando em um Clássico-Rei da Copa do Brasil, dia do aniversário de 107 anos do clube, os jogadores entraram em campo vestidos com camisas que levavam os nomes de pessoas desaparecidas, além do telefone de contato do DHPP, por onde as pessoas poderiam passar informações. Horas antes do jogo, os nomes e fotos das pessoas desaparecidas foram postadas nas redes sociais do clube e rapidamente viralizaram.

Nas redes sociais do Ceará Sporting Club e da PC-CE, a campanha alcançou a marca de 3,5 milhões de impressões, perfis que tiveram contato com a ação, além de engajamento de 320 mil usuários das redes sociais. A ação resultou ainda na gravação de um podcast falando da importância e visibilidade da causa das pessoas desaparecidas.

Cinco pessoas localizadas após a campanha

Durante o período em que a campanha esteve ativa, cinco pessoas que tiveram seus nomes estampados nas camisas dos jogadores do clube cearense foram localizadas. Dois homens que estavam desaparecidos foram encontrados logo após o início da campanha. O primeiro a ser localizado foi um cearense de 32 anos que estava desaparecido desde o dia 29 de abril. O nome dele apareceu na camisa 31, usada pelo volante alvinegro Pedro Naressi. O homem foi localizado no dia 7 de junho. Dois dias depois, 9 de junho, um italiano, de 62 anos, que estava desaparecido desde o dia 14 de maio, foi localizado.

Já no início deste mês, outras três pessoas que também figuraram nas listas divulgadas pelo time do Ceará foram localizadas. No Ceará, duas adolescentes, ambas com 16 anos, foram encontradas. Já o terceiro localizado, trata-se de um jovem de 22 anos, natural de São Paulo. Ele foi encontrado em Manaus, no Amazonas. Todos os casos tiveram desfecho positivo com as vítimas achadas com vida.

Dados de desaparecidos

No primeiro semestre de 2021, a 12ª DH do DHPP investigou 186 casos de desaparecimento de pessoas e elucidou 117 casos, ou seja, 62,9% das investigações da unidade especializada da Polícia Civil do Ceará foram solucionados. Dos casos solucionados, 102 pessoas foram localizadas com vida, o número representa 87,1% das ocorrências.

Já no ano de 2020, a 12ª DH do DHPP investigou 438 casos de desaparecimento de pessoas e elucidou 354 casos, ou seja, 80,8% das investigações da unidade especializada da Polícia Civil do Ceará foram solucionados. Esses números são fruto de um trabalho que conta também com o apoio da população cearense, que ajuda a compartilhar as artes produzidas pela 12ª Delegacia em seus perfis oficiais nas redes sociais.

Em busca de um desaparecido

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) na Delegacia Eletrônica (Deletron) no campo Desaparecimento de Pessoa. Forneça o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e envie uma fotografia recente.

Faça parte deste time

A Polícia Civil reitera que todas as pessoas podem ajudar nesta campanha. Se você conhece, ouviu falar ou viu uma pessoa que está desaparecida, pode divulgar em suas redes sociais, e principalmente, ajudar nas investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais.

As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil oficial @desaparecidosdhppce noFacebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.