Ouvidoria da Polícia Civil participa de curso básico para capacitar os operadores internos da instituição

23 de junho de 2021 - 16:16 #

Servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participaram, no mês de maio do corrente ano, de uma capacitação para atendimento e tratamento das manifestações de ouvidoria. O curso, que foi ministrado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), aconteceu de forma remota com duração de nove horas aulas. Entre os participantes da qualificação estão delegados, inspetores e escrivães da Instituição.

Com objetivo de apresentar o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual e a atuação da Ouvidoria da Polícia Civil aos participantes, a qualificação teve como foco esclarecer os pontos primordiais do setor que trabalha diretamente com as demandas entre a população e a Instituição. Na pauta abordadas no curso básico de ouvidoria estão princípios e diretrizes, a importância da participação social no planejamento e principalmente no acompanhamento do controle das políticas e ações do Governo e dos serviços públicos.

Ainda segundo o que foi discutido na capacitação foram abordadas a história da Ouvidoria; a participação cidadã; sobre o decreto de nº 33.485/2020 e IN de n° 01/2020 que regulamenta o Sistema Estadual de Ouvidoria; tipos de tratamento e manifestação; a importância da linguagem simples; tratamento de denúncias e outros.
Para o delegado e ouvidor setorial da PCCE, Jerffison Pereira da Silva, essa qualificação interna é fundamental para o bom funcionamento da Ouvidoria da Polícia Civil e principalmente para o aprimoramento do atendimento ao cidadão.

Esses cursos têm por objetivo capacitar os servidores que trabalham diretamente com o sistema Ceará Transparente, recepcionando as manifestações, as quais são distribuídas pela ouvidoria setorial para as delegacias das áreas responsáveis pelo local da ocorrência, para análise e, se houver indícios de autoria e materialidade, serem objeto de investigação por meio do procedimento adequado de Polícia Judiciária.

Capacitação em 2020

Com o mesmo objetivo de capacitar as equipes da PCCE, em outubro de 2020, delegados da Polícia Civil participaram de um ciclo de palestras com o tema “A atuação da Ouvidoria da Polícia Civil no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria”. O objetivo da qualificação continuada é inserir todos os servidores da Instituição para que possam compreender a importância da ouvidoria e, principalmente, qualificar ainda mais o trabalho dos agentes de segurança pública no nosso principal mister de bem servir a população do Estado do Ceará, oportunizando a participação efetiva da sociedade na prestação dos serviços públicos”, frisou Jerffison Pereira da Silva.