Suspeito de aplicar golpes contra pessoas no interior é preso pela PCCE

17 de junho de 2021 - 15:09 # # #

Uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na tarde dessa quarta-feira (16), resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito de furto mediante fraude e associação criminosa, no município de Ipu, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Além disso, foram cumpridos também mandados de busca e apreensão nas residências do homem preso e de outra pessoa suspeita de envolvimento neste mesmo crime.

A Polícia Civil de Ipu investiga um grupo de pessoas que vêm praticando golpes por meio de contas bancárias de várias vítimas desse município e realizando empréstimos indevidos  para beneficiar terceiros. Dentre os investigados, foi indiciado Antônio José Bezerra Paulino, de 33 anos, com antecedentes criminais por estelionato e crime contra o idoso. A Comarca de Ipu atendeu ao pedido da autoridade policial e decretou a prisão preventiva de Antônio José e a busca e apreensão na residência dele. As decisões judiciais foram cumpridas na tarde dessa quarta-feira por policiais civis da Delegacia Municipal de Ipu.

Além de Antônio José Paulino, outro suspeito de envolvimento nos crimes de furto e associação criminosa é um homem de 48 anos, que responde pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica infantojuvenil. O investigado é suspeito de ser o responsável por fornecer, para Antônio José Paulino, dados dos cartões bancários das vítimas.

O homem é dono de um estabelecimento comercial (mercadinho) onde as vítimas, algumas delas com baixa ou nenhuma escolaridade, confiavam a ele as senhas do cartão bancário para efetuar a compra de produtos. Também nessa quarta-feira foi cumprido o mandado de busca e apreensão na residência dele, onde foram encontradas fotos de cartões bancários de várias pessoas em seu aparelho celular. Todos os indícios subsidiarão novas diligências.

A Polícia Civil de Ipu informa que outros três suspeitos, de identidades ainda não reveladas e que estavam recebendo os empréstimos indevidos, foram indiciados e outras prisões poderão ser efetuadas até conclusão da investigação policial.

 Denúncias

A Polícia Civil informa que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o (88) 9765.6770 que é o WhatsApp  da Delegacia Municipal de Ipu. O sigilo e o anonimato são garantidos.