Secretário Sandro Caron e delegado geral visitam sede do Departamento de Homicídios

1 de junho de 2021 - 19:10 # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e o delegado geral, Sérgio Pereira, visitaram a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na tarde desta terça-feira (01). Durante a visita, o secretário conversou com os delegados Harley Filho e Paulo Renato Almeida, novos diretores titular e adjunto do DHPP, respectivamente, assim como foi recepcionado pelos delegados das 12 delegacias que funcionam no prédio do departamento.

O secretário falou sobre o funcionamento do departamento, que atua diretamente nas investigações dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Ele participou de reunião com os servidores do Departamento. Para Sandro Caron, o trabalho desenvolvido pelo DHPP é digno de reconhecimento. “A resposta rápida do trabalho desenvolvido pelos policiais civis que aqui atuam contribui para a queda dos indicadores criminais. Toda vez que um autor de um homicídio é punido a gente tem um caráter preventivo nessa conduta e isso reflete diretamente na sensação de impunidade”, disse Caron.

Um dos casos citados pelo secretário durante visita foi a localização de uma jornalista de 30 anos que desapareceu no último fim de semana. Ele exemplificou como resposta rápida a localização da jovem que deixou o Ceará e viajou para o Mato Grosso do Sul sem fazer contato com familiares. A articulação com outras polícias possibilitou o contato célere com a vítima. “Essa é mais uma prova que a Polícia Civil não tem divisas ou fronteiras. Onde for necessário realizar um trabalho, assim será feito”, exemplificou Caron.

O secretário ponderou ainda que acompanha diariamente o trabalho dos policiais. “Devemos vir pessoalmente parabenizar e ressaltar que muito da queda dos números de CVLI é resultado do trabalho daqui. Isso é o resultado do trabalho de todos. São muitas prisões de autores de homicídios com ações qualificadas”, disse ele.

Sandro Caron comentou ainda sobre a vacinação dos profissionais de segurança e reafirmou o compromisso para que todos os policiais civis sejam imunizados da forma mais célere possível. “A meta é que até o final desta semana todos os policiais civis da ativa sejam imunizados”, declarou Sandro Caron.

Em sua fala, o delegado geral da PCCE, reforçou a importância do secretário vivenciar o trabalho na especializada. “Além de acompanhar ‘in loco’ o trabalho desenvolvido, a vinda do secretário nos dá a possibilidade da construção conjunta de estratégias que ampliarão o serviço do DHPP”, disse Sérgio Pereira.

Harley Filho, diretor do DHPP, frisou que o encontro dos gestores no DHPP serviu para reforçar o apoio irrestrito para com o departamento e as investigações desenvolvidas lá. “Dessa forma procurar reduzir os índices, trabalhar a elucidação dos crimes que ocorrem e trabalhar uma estratégia para evitar que os homicídios ocorram”, finalizou Harley.