Áreas Integradas de Segurança do Estado ganham nova reformulação na RMF e sobem para 25

21 de maio de 2021 - 19:00 # # # # #

A tecnologia tem sido uma aliada no combate à criminalidade em todo território brasileiro. No Ceará, ela caminha junto às ações de estratégia e inteligência utilizadas pelas Forças de Segurança do Estado. Nesta sexta-feira (19), as Áreas Integradas de Segurança (AIS) que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ganharam nova reformulação em seus territórios. Com isso, sobe para 25 o número de regiões estratégicas de segurança em todo território cearense. A reestruturação das AIS foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (21).

Para o gestor da SSPDS, Sandro Caron, a mudança visa uma maior eficiência nos resultados de combate a crimes nessas regiões. “O objetivo da medida é que cada comandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), conhecido como “xerife”, tenham uma área menor para que possam dar uma atenção mais célere aos trabalhos ostensivos e investigativos. Dessa forma, temos mais agilidade para coibir ações criminosas e elucidar crimes como homicídios, assaltos, tráfico de drogas, entre outros”, destacou ele.

As Áreas Integradas de Segurança compõem as unidades administrativas da segurança pública do Estado e são administradas por meio de uma gestão compartilhada entre as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). A mudança atual consiste na revisão das áreas da Região Metropolitana da Capital. Com isso, as cidades que pertenciam às AIS 11, 12 e 13, com exceção dos municípios de Caucaia e Maracanaú, foram desmembradas e realocadas em outras AIS. Dessa forma, mais três novas áreas – AIS 23, 24 e 25 – foram criadas.

Segundo o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, José Helano Matos Nogueira, a iniciativa visa otimizar a atividade operacional realizada pelas Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) do Estado e garantir uma melhor prestação de serviço à população cearense. “A mudança teve como base os indicadores de Segurança Pública e evidências científicas. O objetivo da criação de novas AIS é também tornar mais eficiente esse pronto atendimento à população. O nosso papel é fornecer para a sociedade um atendimento eficaz, visto que as pessoas esperam de nós uma resposta mais hábil e célere na defesa dos seus direitos”, explica Helano.

Ainda de acordo com o titular da Supesp, a adequação impacta também nas tecnologias produzidas pela Superintendência e que são usadas diariamente no trabalho de prevenção à criminalidade. Ele ressalta que “com essa nova mudança, todas as nossas tecnologias como a inteligência artificial, o despacho da Coordenadoria Integrada Operações de Segurança (Ciops), o Status e, também, reconhecimentos facial e biométrico receberão a nova reformulação em seus mapas, facilitando ainda mais o trabalho destinado à identificação e mapeamento de ocorrências.”, frisou ele.

Reformulação

Com a mudança, a RMF passará de três para seis áreas de segurança. O município de Caucaia passa a pertencer sozinho à AIS 11. Já a AIS 12 será composta apenas pela cidade de Maracanaú. Na AIS 13, ficarão as cidades de Aquiraz, Cascavel, Eusébio e Pindoretama. Complementando a RMF, as cidades de Paracuru, Paraipaba, São Luís do Curu, Trairi e São Gonçalo do Amarante agora pertencem à AIS 23. Já a AIS 24 terá as cidades de Guaiúba, Maranguape e Pacatuba. Por fim, as cidades de Chorozinho, Itaitinga, Horizonte e Pacajus farão parte da AIS 25.

Status

As principais funcionalidades do sistema consistem no uso de estatísticas qualitativas das ocorrências importadas por semana, mês e ano; uso de cenários a partir de cadastros de indicadores criminais; apresentação visual do ambiente por meio da realização das análises de mapas; análise de estatísticas por principais tipos criminais, entre outros. O Status é uma ferramenta de inteligência analítica para dados criminais com vistas à tomada de decisões de gestores da segurança pública do Ceará.

SSPDS lança ferramenta Status para identificação de manchas criminais e tomadas de decisão