Polícia Civil encerra sequestro de jovem de 18 anos em Ibaretama e prende mulher envolvida no crime

20 de maio de 2021 - 14:07 # # # # #

Em pouco mais de 24 horas após a comunicação de um sequestro, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desvendou o caso, prendeu uma mulher envolvida e conseguiu que a vítima fosse libertada, sem que qualquer pagamento fosse realizado. O jovem de 18 anos, que fez aniversário um dia antes de ser levado pelos suspeitos, foi liberado na tarde dessa quarta-feira (19), no município de Pacajus, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os detalhes da ação policial foram divulgados na manhã desta quinta-feira (20), em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Civil, em Fortaleza.

O crime iniciou no distrito de Pirangi, no município de Ibaretama (AIS 20), de onde a vítima foi levada. Uma mulher envolvida na ação criminosa foi presa em flagrante e outros quatro partícipes já foram identificados. A presa foi identificada como Raira Rodrigues Lima, de 19 anos, sem antecedentes criminais. As investigações apontam que o celular da mulher foi usado para as negociações de pedidos de resgate. A mulher foi presa em uma residência no bairro Mal Cozinhado no município de Horizonte, na RMF (AIS 13).

Além do celular da suspeita, a Polícia Civil apreendeu um chip telefônico que a mulher tentou destruir. Raira foi conduzida para a sede da Divisão Antissequestro (DAS), em Fortaleza, onde foi autuada em flagrante por extorsão mediante sequestro. Outros quatro suspeitos do crime já foram identificados e são procurados pela Polícia. Um deles, o suspeito de ser o mentor da ação criminosa, trata-se do namorado de Raira.

As investigações sobre o caso foram conduzidas pela Delegacia Regional de Quixadá e a Divisão Antissequestro (DAS) e contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE, além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O crime

As investigações apontam que a vítima, arrebatada na última segunda-feira (17), de dentro do comércio do pai dele, passou por dois locais que serviram de cativeiro. Na tarde de ontem, ela foi liberada pelos suspeitos, após a PCCE realizar a prisão de Raira. O jovem foi deixado nas proximidades de uma cervejaria na rodovia BR 116, onde pediu ajuda a um caminhoneiro, que acionou a Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Os policiais militares conduziram a vítima para a Delegacia Metropolitana de Pacajus, onde de lá ele foi transferido para a sede da DAS, em Fortaleza, e pôde reencontrar sua família. O encontro foi marcado por muita emoção. A primeira frase dita pelo jovem à mãe dele no reencontro foi: “Sua benção, minha mãe”.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (88) 3445-1047, da Delegacia Regional de Quixadá. O sigilo e o anonimato são garantidos