Delegado geral visita alunos do Curso de Formação na Aesp

20 de maio de 2021 - 15:42 # # # #

O delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira dos Santos, visitou, na manhã desta quinta-feira (20), os alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3 – Decisão judicial). As aulas estão em andamento na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) desde o início do mês.

Acompanhado pelo diretor geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, e pelo diretor de planejamento e gestão interna da Academia, delegado Nartan da Costa Andrade, o gestor da Polícia Civil participou do hasteamento do pavilhão nacional e percorreu as salas de aulas para conversar com as três turmas de futuros delegados.

“O motivo dessa minha visita é para que eles entendam e percebam a importância que eles já têm para a Polícia Civil e explicar quais são os tipos de desafios que eles irão enfrentar. O momento é de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho que está sendo realizado. A Polícia Civil sabe e tem certeza que esses candidatos, futuros delegados, estão recebendo instruções dos melhores instrutores e do corpo técnico da Academia” , explicou o delegado Sérgio Pereira.

Durante a visita, Sérgio Pereira explicou aos alunos um pouco da rotina do delegado e falou de suas experiências na carreira, além de ouvir as demandas e expectativas dos futuros servidores públicos.

Formação

O Curso de Formação e Treinamento Profissional corresponde à segunda fase do certame, cujas aulas iniciaram no último dia 3 de maio. A capacitação, que tem carga horária de 720 horas/aula e duração de aproximadamente quatro meses, visa preparar os candidatos para o exercício das funções de delegado de Polícia Civil, de acordo com a competência estabelecida na legislação.

A matriz curricular do curso inclui disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, como por exemplo: mediação de conflitos, direitos humanos, direito penal, defesa pessoal; ética e cidadania; criminologia, análise criminal; polícia comunitária; investigação policial e tiro policial defensivo, entre outras disciplinas que preparam o aluno para exercerem suas funções na rotina policial.