Quarteto suspeitos de aplicar golpes do precatório são presos pela PCCE em Pacatuba

6 de maio de 2021 - 16:41 # # # # #

Quatro homens suspeitos de aplicar o golpe do precatório e lavagem de dinheiro foram presos pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nessa quarta-feira (05), em Pacatuba – pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. O grupo foi capturado após um trabalho investigativo, que contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Carros, motos, notebooks, dinheiros, celulares e cartões de créditos foram apreendidos na ofensiva policial.

De acordo com a Polícia Civil, o golpe do precatório consiste em enganar pessoas que recebem indenizações pagas após processos judiciais e movimentar as quantias depositadas por ela em contas bancárias de terceiros. Selecionar as vítimas beneficiárias, utilizar as contas de terceiros para depósito e saques imediatos. Esse era o “modus operandi” do grupo que tinha como especialidade aplicar o golpe do precatório.

Os integrantes do grupo foram identificados como Alexandre Lopes da Silva (35), com antecedentes criminais por lavagem e ocultação de bens, Thiago Bruno Pereira de Oliveira (23), sem antecedentes criminais; Francisco Cartegeane Castro de Oliveira (36), com antecedentes criminais por latrocínio, e João Victor Cruz (28), sem antecedentes criminais. Além das capturas, um mandado de prisão preventiva que estava em aberto em desfavor de Alexandre pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro, também foi cumprido na ação policial.

Segundo informações colhidas no curso das investigações, o grupo atuava da seguinte maneira: Alexandre, que é investigado pela prática criminosa há cerca de dez anos, falava com a vítima beneficiada por telefone, se identificava como dono de um escritório de advocacia e pedia para que a vítima depositasse um valor na conta de um suposto cartório, para que assim, a documentação necessária para que a vítima pudesse receber o valor da indenização fosse confeccionalizada. Com isso, o valor solicitado pelos criminosos era depositado pela vítima na conta de terceiros e de imediato já era sacado pelos demais membros da ação criminosa.

Ainda segundo informações policiais, após o saque, os infratores já investiam o dinheiro em bens, dando continuidade à ação criminosa, como a lavagem de dinheiro. Com isso, de posse da dinâmica do crime, os policiais civis deram continuidade aos trabalhos de inteligência que culminaram na captura do grupo. No imóvel onde eles estavam, os agentes apreenderam três motocicletas, dois carros, sendo eles uma Fiat Toro e um Chevrolet Onix, nove celulares, quatro notebooks, uma televisão, além de vários cartões de crédito e diversos recibos de comprovantes de saque e depósito. Diante do exposto, eles foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados em flagrante por associação criminosa e estelionato.

As ações policiais que resultaram nas prisões dos homens são coordenadas por equipes da Delegacia Metropolitana de Cascavel e da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD), que continuam em diligências a fim de capturar os demais envolvidos nestas ações criminosas.

Denúncias

A população também pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para (85) 3285-9179, da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD), que também funciona como WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.