Operação Apostos da SSPDS resulta em três prisões em Cascavel

23 de abril de 2021 - 18:47 # # # # # # # # # # #

Os trabalhos realizados pelas forças de segurança do Estado, durante a Operação Apostos, em parceria com órgãos estaduais e municipais, resultaram em três prisões, na manhã desta quinta-feira (22). Uma das capturas foi por tráfico de drogas. O suspeito, identificado como André Nunes da Silva, de 51 anos, já respondia pelo mesmo crime e usava tornozeleira eletrônica. Outra prisão aconteceu em virtude do cumprimento de um mandado de prisão por homicídio. Equipes policiais cumpriram o mandado contra Francisco Geferson Lima Carvalho, conhecido como Som, de 47 anos. O homicídio havia sido cometido no ano de 2000, em Cascavel. Um terceiro homem foi preso também por cumprimento de mandado de prisão preventiva. Edilson Moreira da Silva, de 51 anos, conhecido como Cego, foi capturado pelo crime de Furto Qualificado, no bairro Mutirão. A Operação Apostos é organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), com base em dados gerados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A prisão por tráfico foi efetivada com apoio da cão policial da PCCE, Arya. André Nunes, preso em em flagrante, foi conduzido para uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Uma terceira abordagem resultou num Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. O suspeito mantinha diversas espécies de pássaros silvestres em sua residência no bairro Jardim Primavera.

No município de Cascavel, pertencente à Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), a operação contou com a participação de 82 profissionais das Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Copol da SSPDS; das Polícias Civil e Militar do Ceará; do Corpo de Bombeiros; da SAP; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e Departamento Municipal de Trânsito de Cascavel (Demutran).

Balanço

A SAP realizou 17 fiscalizações de pessoas que estão com tornozeleira eletrônica, sendo que nenhuma violação foi detectada e um suspeito tornozelado foi preso pela Polícia Civil. Equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de policiais militares, vistoriaram 27 edificações. Treze delas foram notificadas por irregularidades ou inconsistências de registro e sete foram fechadas.

Pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com apoio da Polícia Militar, foram realizadas 23 abordagens, com 18 autuações e seis remoções de veículos. Também com o apoio da PM, o Detran efetivou 145 abordagens, resultando em 24 infrações e oito veículos apreendidos.