Envolvidos em homicídios em Caucaia são capturados pela PCCE

23 de abril de 2021 - 18:52 # # # # # # #

Dando continuidade às ações de enfrentamento a grupos criminosos envolvidos em homicídios e no tráfico de drogas em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou dois homens e apreendeu uma adolescente envolvidos em crimes na região. Durante a ofensiva realizada pelos profissionais de segurança, dois quilos de entorpecentes e um veículo com sinais de adulteração foram apreendidos.

Pedro Henrique Matos Silva (20), o “R15”, que já responde por homicídio, tráfico e associação para o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e receptação, foi preso. As investigações apontam “R15” como suspeito pela prática de, pelo menos, três homicídios na região. Entre eles, um homicídio de um homem de 33 anos ocorrido na última terça-feira, dia 20, no bairro Primavera. O crime foi filmado e divulgado em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Também foram capturados Samuel Santana dos Santos (23), que já responde por tráfico de drogas, e uma adolescente de 16 anos.

O trio foi localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante. Na residência onde os suspeitos moravam, localizada no bairro Carioca, foram encontrados cerca de dois quilos de drogas – entre maconha e cocaína -, além de uma balança de precisão, seis aparelhos celulares e apetrechos para desdobramento e embalagem das drogas. O veículo utilizado pelos suspeitos foi apreendido. Nele, foram verificadas adulterações dos sinais identificadores. Diante do flagrante, os alvos foram encaminhados à sede da Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde os adultos foram autuados em flagrante. Contra a adolescente foi registrado um ato infracional.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública e com os representantes das Áreas Integradas de Segurança do Estado no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.

A população pode contribuir com as apurações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia, ou ainda para o número (85) 98198-7555, que é o WhatsApp do NHPP de Caucaia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.