Operação da PCCE resulta na captura de envolvidos em homicídio em Fortaleza

22 de abril de 2021 - 18:50 # # # # # # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no início da manhã desta quinta-feira (22), resultou nas prisões de dois homens envolvidos em um homicídio ocorrido no último dia 5 de março, no bairro Aeroporto, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Os homens capturados hoje são suspeitos de ordenar a morte de um homem de 18 anos. As prisões ocorreram no bairro Vila União, também na AIS 05.

Conforme as investigações desenvolvidas pela PCCE, a vítima de 18 anos, que não registrava antecedentes criminais, foi morta por desentendimento com o grupo criminoso atuante na região onde morava. As investigações identificaram que João Paulo Fernandes Vasconcelos (31), que já responde a três procedimentos por porte ilegal de arma de fogo, teve um desentendimento com a vítima. Com isso, ele pediu para Márcio Conrado Freire (44), que responde por tráfico de drogas e seria chefe do grupo criminoso atuante na região, que fosse autorizada a execução da vítima. Após a permissão, João Paulo chamou um terceiro envolvido, que executou a vítima.

Durante a ação realizada hoje, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços dos suspeitos, além de dois mandados de prisão temporária. Durante as buscas, aparelhos celulares foram apreendidos. O terceiro envolvido já foi devidamente identificado e pesa contra ele um mandado de prisão em aberto. Os presos e os celulares foram conduzidos à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde os dois homens foram ouvidos e as ordens judiciais foram cumpridas.

As investigações sobre o homicídio iniciaram com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE. Já a Draco passou a investigar a atuação dos envolvidos dentro de uma organização criminosa atuante na região.

O crime

Equipes do DHPP e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas, na tarde do dia 5 de março, para atender uma ocorrência de homicídio no bairro Aeroporto, em Fortaleza. Na ocasião, um homem de 18 anos foi baleado na Rua Bartolomeu de Gusmão. Logo em seguida, já lesionado, ele buscou ajuda no Complexo de Delegacia Especializadas (Code) da PCCE, que fica em uma rua nas proximidades do local onde ele foi atingido. Os policiais civis que trabalham no Code prestaram os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos