SSPDS realiza Operação Apostos em bairros do município de Caucaia

13 de abril de 2021 - 19:23 # # # # # #

Agentes das Forças de Segurança Pública do Estado do Ceará realizaram, na manhã desta terça-feira (13), no município de Caucaia, a sexta edição da Operação Apostos, ação conjunta, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a partir de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp).

Itambé, Tabapuá, Araturi e Jurema foram alguns dos bairros visitados pela operação em Caucaia. Além das ações de saturação policial e fiscalizações de trânsito, foram realizadas 14 verificações de sentenciados com uso de tornozeleira eletrônica. Nesta situação, é identificado se a pessoa cumpre devidamente a pena estabelecida pela Justiça, que varia de prisão domiciliar à possibilidade da pessoa transitar em perímetros específicos da cidade, tendo que retornar pra residência à noite.

Durante a ação, o cão Lobo da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) farejou e encontrou em terreno baldio uma espingarda calibre 12 e uma munição calibre 44. A operação ainda atua no cumprimento do decreto que trata do isolamento, distanciamento social e uso da máscara por conta da pandemia de Covid-19. A regularidade nas atividades de comércio, que exigem o uso de alvará de funcionamento, também foram fiscalizadas. Este trabalho foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros, que vistoriaram 23 estabelecimentos.

Prevenção

O principal objetivo da operação é promover, em parceria com vários órgãos de segurança e instituições parceiras, como Detran e Guarda Municipal, uma saturação em áreas com maiores índices de criminalidade em Fortaleza e Região Metropolitana e aprimorar um diagnóstico dos tipos de ocorrências em cada área e definir estratégias para a prevenção e combate ao crime. As ações ostensivas ocorrem em locais e horários escolhidos com base em mapeamentos de áreas estratégicas a partir de dados extraídos pela Supesp.

A Apostos, desta terça-feira (13), contou com efetivo de agentes de órgãos vinculados da SSPDS, como Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), além de profissionais de instituições parceiras, como a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS também participou da ação.