Polícia Civil do Ceará define novo delegado geral adjunto e diretor de planejamento e gestão interna

18 de março de 2021 - 21:02 # # # # # # #

Após anúncio do novo delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira dos Santos, na última segunda-feira (15), foram definidos os nomes dos outros dois gestores que comandarão a cúpula da PCCE. Assume como delegado geral adjunto, Márcio Gutiérrez. Já o novo diretor de planejamento e gestão interna é o delegado Otávio Duarte Vieira Coutinho. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18).

Perfil do delegado geral adjunto

Márcio Gutiérrez é delegado da PCCE desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado municipal de Itapipoca, além de delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do 30° Distrito Policial e da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP). Em 2019, assumiu a função de diretor adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e em 2020 passou a ocupar a função de titular do departamento especializado, onde estava até os dias atuais.

Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Márcio é professor dos cursos de Pós-graduação das faculdades de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Perfil do diretor de planejamento e gestão interna

Otávio Duarte Vieira Coutinho é delegado da PCCE desde 2015. Em sua carreira atuou como delegado municipal de Nova Russas, regional de Sobral, além de titular das 2ª e 6ª delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em 2019, assumiu a função de diretor do Departamento Administrativo Financeiro (Depaf) da PCCE, onde permaneceu até os dias atuais.

Otávio Coutinho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Possui pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Estratégia e Gestão empresarial pela Uece. Foi subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e administrador de empresas da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e Nacional Gás. Otávio atuou como professor da disciplina de Direitos Humanos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

SSPDS anuncia novos gestores da Polícia Civil e da Perícia Forense do Ceará