Ação da PCCE resulta no cumprimento de mandados contra suspeitos de homicídios na RMF

17 de fevereiro de 2021 - 20:43 # # # # # #

Visando a redução dos indicadores criminais em Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) vem realizando diligências com o objetivo de capturar pessoas envolvidas em delitos ocorridos na cidade. Nessa terça-feira (16), uma operação deflagrada pela Delegacia Metropolitana de Cascavel resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva.

A operação intitulada de “Animus Necandi” leva esse nome devido à expressão em latim que é atribuída a alguém que possui a intenção de matar. O trabalho policial teve o intuito de elucidar crimes de homicídios e desarticular grupos criminosos atuantes na região. Durante as diligências, um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio doloso foi cumprido contra Onisdel dos Santos Costa (18).

Conforme levantamentos policiais, o homem é suspeito de envolvimento na morte de um idoso de 62 anos, ocorrida em julho de 2020. A vítima foi morta dentro de uma residência na localidade de Coqueiros. Onisdel foi capturado, na manhã de ontem, em um imóvel localizado no Distrito de Guanacés. Ainda de acordo com as apurações dos policiais civis, Onisdel também é suspeito de integrar um grupo criminoso chefiado por João Inácio da Costa Rodrigues (29), no qual Ramon Victor Carvalho Rezende (20), conhecido como “Acerola”, e Marcilio Ferreira Acácio (29), Vulgo “Tutu”, também fazem parte. O trio já se encontra preso.

O trio citado é investigado por outros homicídios ocorridos na cidade, e também, pela morte do policial militar Cícero Marcos Viana dos Santos (38). O cabo da PMCE foi morto, no último dia 29 de janeiro deste ano, após ser baleado quando trafegava em um veículo em Cascavel. De acordo com o delegado da unidade policial, Josafat Filho, as prisões são importantes para desarticular coletivos criminosos, coibindo assim, as ações e disputas entre eles.

“Essas capturas significam a pacificação do distrito de Guanacés, importante localizada de Cascavel, que vinha sofrendo com a atuação desse grupo que vitimou diversas pessoas, inclusive, o policial militar Marcos Viana. Com as prisões preventivas decretadas e cumpridas, temos a garantia de que estes indivíduos ficarão por muito tempo longe das ruas”, finalizou ele.

Outros mandados cumpridos

Dando continuidade à operação, os policiais civis cumpriram mais seis mandados de prisão preventiva em unidades do sistema prisional. Contra João Inácio, que já possuía antecedentes por homicídio doloso, integrar organização criminosa, tráfico de drogas, ameaça, posse ilegal de arma de fogo, furto e crime ambiental, foram cumpridos três mandados. Ele é investigado por três mortes ocorridas entre julho e dezembro de 2020, além de outro homicídio registrado em janeiro deste ano, quando um adolescente foi morto em um bar no Distrito de Guanacés.

Já em desfavor de “Acerola”, com passagens por homicídio doloso e integrar organização criminosa, foram cumpridos dois mandados de homicídio doloso pelo envolvimentos nas mortes do menor e do idoso. Em desfavor de “Tutu”, um mandado de prisão também pelo envolvimento na morte do idoso foi cumprido. O homem já possuía passagens por tentativa de homicídio doloso, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e corrupção de menores.

A Polícia Civil segue investigando a participação do grupo em crimes de tráfico de drogas e roubo no município.

Estratégia e Inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.

A população da região pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais no combate à criminalidade. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3334-3591, da Delegacia Metropolitana de Cascavel. O sigilo e o anonimato são garantidos.