Professor investigado por estupro de vulnerável em Mulungu é capturado em Fortaleza

9 de dezembro de 2020 - 14:02 # # # # #

Chegou ao fim, na manhã dessa terça-feira (8), as diligências das equipes da Delegacia Municipal de Guaramiranga pelo paradeiro do homem investigado pela prática de estupro de vulnerável da ex-enteada dele. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu o mandado de prisão preventiva, que fora expedido pelo Poder Judiciário cearense, com base nas provas produzidas durante as investigações que apontam o professor de 55 anos como autor do crime sexual contra a adolescente. O alvo dos policiais civis foi encontrado em uma residência no Centro de Fortaleza, local onde ele se abrigava para manter-se longe das autoridades policiais. Após a captura, ele foi conduzido para a unidade policial em Guaramiranga, onde prestou depoimento.

De acordo com as informações levantadas no curso das investigações, o professor se encontrava foragido desde o mês de setembro passado, quando tomou ciência de que havia um mandado de prisão preventiva contra ele. O trabalho de apuração do crime de estupro de vulnerável iniciou em agosto, após compartilhamento do informações com o Conselho Tutelar do município. A vítima, que na época dos fatos tinha 13 anos, é filha da ex-namorada dele. Em decorrência do abuso sofrido pela adolescente, ela engravidou do suspeito. A gravidez indesejada da menina foi o fator motivador para que a adolescente revelasse para a mãe o crime sexual que fora vítima. Ainda de acordo com as apurações, o professor teria ameaçado a menina caso ela contasse para alguém o que ele tinha feito com ela.

Segundo os apontamentos feitos pela Delegacia de Guaramiranga, mesmo sabendo da ordem judicial que tinha contra si, o homem continuava dando aulas, agora remotamente, por causa das medidas sanitárias impostas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). As aulas eram gravadas em vídeo e compartilhadas em grupos de um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, para alunos de uma escola pública de Guaramiranga. Depois de ter sido desligado da instituição de ensino, o suspeito se refugiou em um imóvel no Centro de Fortaleza.

Em depoimento, após ser conduzido de Fortaleza para Guaramiranga, o homem deu o primeiro depoimento dele no caso, já que ele havia se apresentado à unidade policial uma única vez, afirmando que só falaria em juízo. Ele negou ter praticado estupro contra a ex-enteada. Questionado sobre as modificações que havia feito no quarto da residência onde morava em Mulungu, cujas imagens do espelho colado no teto e das algemas fixadas nas paredes foram exibidas em veículos da imprensa, o homem disse que são verdadeiras.

Após findadas as diligências para apurar o caso de estupro da adolescente, a autoridade policial indiciou o professor pelo crime de estupro de vulnerável com duas causas de aumento de pena: uma, por ser padrasto da vítima na época do episódio sexual investigado, e segundo, em razão de ter engravidado a adolescente como resultado da conduta delitiva. Se condenado pela Justiça, o homem poderá cumprir pena de, no mínimo, 16 anos de prisão e, máximo de 32 anos e cinco meses.

A Polícia Civil orienta a população para que procure a Delegacia Municipal de Guaramiranga para relatar casos de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes nas cidades de Guaramiranga, Mulungu, Pacoti e Aratuba. As denúncias podem ser feitas para o número de telefone da unidade policial (85) 3321-1395, ou ainda para o (85) 99622-7163, que é o WhatsApp da delegacia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagens de texto, áudio, vídeos e imagens. As informações serão mantidas em sigilo.