SSPDS deflagra Operação Apostos para combater criminalidade na Capital

4 de dezembro de 2020 - 21:14 # # # # # # # # # # #

Com o intuito de reprimir as ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como dar à população cearense uma maior sensação de segurança, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, no início da tarde desta sexta-feira (04), a Operação Apostos. O trabalho policial, que é coordenado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, conta com a participação de órgãos vinculados e parceiros.

Para o secretário da SSPDS, Sandro Caron, o trabalho conjunto é importante para coibir os crimes que vem ocorrendo em Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza. “O nosso maior objetivo é combater as ações criminosas nas regiões onde são registrados os maiores índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio, para que assim consigamos dar uma maior segurança à população cearense. Esse é o diferencial do nosso trabalho. Dessa forma, atuaremos de forma integrada com as forças amigas, como a SAP, o Detran, a Guarda Municipal e a AMC, realizando abordagens em todos os bairros escolhidos a partir de dados extraídos pela Supesp”, ressaltou ele.

Durante a ação, os profissionais das Forças de Segurança e os agentes parceiros realizam abordagens e verificações de pessoas, veículos e espaços públicos. Nesta sexta (04), a operação, que teve início ao meio dia, ocorre até as 20 horas. As ações ostensivas ocorrerão toda semana em locais e horários escolhidos com base em mapeamentos de áreas estratégicas a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp).

Além dos órgãos vinculados da pasta, como Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), participam também da operação Apostos, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Operação Apostos

A ofensiva leva o nome de Apostos e significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. De acordo com o significado no dicionário, a palavra Apostos significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.