Ação das forças de segurança resulta na captura de um dos homens mais procurados do Ceará

16 de novembro de 2020 - 09:45 # # # # # #

Apreensão de armas, drogas e a captura de um dos homens mais procurados do Estado. Esse foi o resultado de uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Ceará. A ação policial ocorreu nessa sexta-feira (13), no município de Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

Lindemberg Vieira Viana, vulgo “Detento”, que já responde por homicídios e porte ilegal de arma de fogo, foi capturado junto com sua companheira, identificada como Maria Thaís Paiva Freitas (26), a “Gueixa”, que já responde por tráfico de drogas. Eles foram localizados em uma residência no bairro Angorá em Itaitinga. No local, a Polícia apreendeu 27,3 quilos de maconha, 3,5 kg de pó branco utilizado na mistura dos entorpecentes, uma pistola calibre .40, três carregadores de pistola, além de 45 munições de cal. variados, caderno com anotações do tráfico, quatro aparelhos celulares, uma balança de precisão e uma tornozeleira eletrônica quebrada, que pertencia a Maria Thais. O material estava escondido em uma mala na cozinha da casa.

Dando continuidade às diligências, os policiais civis localizaram um revólver cal. 38 que estava escondido em uma casa na cidade de Maranguape. O local foi apontado por “Detento”. Após as apreensões, o casal foi levado à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde tanto Lindemberg, quanto Maria Thaís foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

A ação foi desencadeada pelo Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Draco e SAP, com informações de inteligência da Coin da SSPDS, do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE e a Coordenadoria de Inteligência da SAP.

Detento

O preso é integrante de uma organização criminosa atuante no município de Maranguape. Entre os crimes atribuídos a ele como mandante, estão os homicídios de Ana Vitória dos Santos Brito (17), ocorrido em fevereiro deste ano, e de Francisco Adailton da Silva Bernardo, ocorrido no último mês de abril. Os crimes foram praticados nos bairros Outra Banda e Tabatinga em Maranguape.
“Detento” é comparsa de Francisco José dos Santos Freitas (33), o “Zezinho da horta”, que já responde por treze homicídios consumados e um tentado, além de três procedimentos por tráfico drogas e três por associações criminosas. Ele foi capturado no último dia 29 de outubro, em uma residência no bairro Jóquei Clube em Fortaleza, durante uma ação da Draco.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.