Polícia Civil com apoio do Spia prende suspeitos após perseguição na RMF

22 de setembro de 2020 - 15:26 # # # #

Com atuações por tráfico de drogas, por posse irregular de arma de fogo e por tentativa de homicídio contra os profissionais de segurança, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) efetuou as prisões de três suspeitos nessa segunda-feira (21). As capturas ocorreram mediante um trabalho investigativo do 6° Distrito Policial (DP), que contou com o apoio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Drogas e arma de fogo foram apreendidas.

Tudo começou após uma perseguição iniciada em Fortaleza e que se estendeu até a Região Metropolitana. Após monitoramento de um veículo que seria utilizado no tráfico de entorpecentes por meio da inteligência artificial do Spia, os policiais civis identificaram o carro transitando por uma via da região no sentido ao município do Eusébio. Ao perceber a presença da Polícia Civil em seu encalço, o condutor do carro tentou empreender fuga. Com manobras bruscas na via na tentativa de evitar a abordagem por parte dos agentes, os suspeitos chegaram a colidir contra a viatura, mas ainda assim os policiais civis efetuaram a abordagem.

No interior do carro estavam Vangirlene Mendonça Silveira, 37 anos, e o seu sobrinho, identificado por Roniel Silveira Araújo, de 18 anos. A mulher, conhecida por “Cristal”, já possui passagens por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Já Roniel, que alcançou a maioridade em maio deste ano, respondeu quando adolescente a três atos infracionais também por tráfico de drogas, além de roubo e disparo de arma de fogo.

As investigações da delegacia distrital apontaram que o destino dos suspeitos era um sítio na localidade de Tapera, em Aquiraz (AIS 13). Chegando ao local, suspeitos ainda efetuaram disparos contra a equipe policial. Um homem identificado por Matheus Henrique Gabriel, 20 anos, foi preso na propriedade. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 e 13 munições, sendo oito intactas, três delas picotadas e duas intactas. O suspeito já possui passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Além da arma, também foram apreendidas 950 gramas de maconha, 250 gramas de cocaína, uma pequena quantidade de crack, aparelhos celulares e documentos. O trio foi conduzido ao 6° Distrito Policial (DP), em Fortaleza, onde todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Matheus foi autuado ainda por tentativa de homicídio contra os policiais civis e posse irregular de arma de fogo