Polícia Civil desativa xadrezes do Complexo de Delegacias Especializadas na Capital

14 de setembro de 2020 - 20:56 # # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de desativação de xadrezes na Capital, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desabilitou as celas do Complexo de Delegacias Especializadas (Code). A ação foi realizada nessa sexta-feira (11), na sede do Code localizada no bairro Aeroporto – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

O delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, destacou a importância do trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança com apoio da Justiça. Ele ressaltou que “o intuito da força-tarefa foi desinterditar as celas do Code e, com isso, possibilitar um novo fluxo após a audiência de custódia de suspeitos presos. Isso foi possível devido à união entre Polícia Civil, SAP e a Vara de Execuções do Poder Judiciário. Com esse trabalho, conseguimos desativar esses xadrezes. Agora, os presos da Polícia Civil serão encaminhados direto para a Delegacia de Capturas (Decap)”, informou ele.

Em junho de 2019, a PCCE desativou todos os xadrezes dos 16 distritos policiais não plantonistas da Capital. Com isso, os presos apenas permaneciam nas delegacias distritais, incluindo as plantonistas, durante a confecção do procedimento policial. Ainda de acordo com o delegado geral, as grades das celas desativadas nessa sexta (11), foram doadas para a SAP para serem reaproveitadas em atividades dos internos.

Polícia Civil passa a ter novo fluxo de presos em delegacias distritais de Fortaleza após desativação de xadrezes