DCTD captura trio com haxixe, maconha, cocaína e substâncias psicotrópicas na Capital

26 de agosto de 2020 - 15:52 # # # # #

Três homens de 21, 25 e 31 anos foram presos em flagrante durante operação deflagrada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nessa terça-feira (25). O trio estava em um apartamento no bairro Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Dentro do imóvel, os policiais civis apreenderam quase 1 quilo de haxixe, mais de 500 selos de LSD, cristais de MDMA, maconha, ecstasy e cocaína. Os detalhes da operação foram apresentados em coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (26), na sede da DCTD, no bairro de Fátima.

Após análise de denúncias anônimas acerca do envolvimento de um dos homens com o tráfico de drogas, as equipes da DCTD se deslocaram para o endereço onde o alvo estaria residindo, em um condomínio na Praia de Iracema. Com os dados suficientes, os agentes foram até o apartamento, se identificaram como policiais e pediram permissão para entrar.

No local, além do alvo principal das investigações, outros dois homens foram encontrados. Os policiais civis fizeram buscas no imóvel e encontraram quase 1 quilo de haxixe, 551 selos de LSD, 168 gramas de cristais de MDMA, 275 gramas de maconha do tipo floripa (de qualidade superior à maconha comum), 71 comprimidos de ecstasy, sete trouxinhas de cocaína e duas balanças de precisão. Ainda durante as buscas no apartamento, foram apreendidos um notebook e celulares dos investigados.

O trio foi encaminhado junto com o material para ser ouvido na sede da DCTD. Ao final do procedimento policial, o trio, que não tinha registro de antecedentes criminais, foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações em andamento e preserva os nomes dos presos para não comprometer os trabalhos policiais.

O que diz a Lei?

A Lei de Drogas prevê penas de reclusão de cinco a 15 anos mais pagamento de multa para quem importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Quando duas ou mais pessoas se associam para praticar qualquer uma das condutas anteriores, o crime de associação para o tráfico de drogas está caracterizado, cuja pena é de reclusão de três a dez anos e multa.

A DCTD conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As denúncias podem ser feitas para os números (85) 3472-1550 ou o WhatsApp (85) 98895-5749, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio e vídeo. A Divisão também está no Instagram pelo perfil @dctd.ce.oficial.