Operação conjunta em Maranguape resulta nas capturas de cinco suspeitos e em três armas apreendidas

25 de agosto de 2020 - 15:36 # # # # # # #

 

Cinco pessoas capturadas e três armas de fogo apreendidas. Esse foi o balanço de uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Maranguape – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. A ofensiva, ocorrida nessa segunda-feira (24), teve como objetivo o combate à atuação das organização criminosas na região que agem no controle do tráfico de drogas e também na prática de homicídios.

A ação foi subsidiada por investigações conduzidas pela Delegacia Metropolitana de Maranguape acerca de crimes ocorridos no município. Um dos episódios mais recentes foi uma troca de tiros entre grupos criminosos rivais, no último domingo (23). De posse das informações colhidas, os investigadores e policiais militares lotados no 24° Batalhão da Polícia Militar realizaram incursão no bairro Guabiraba, onde localizaram Antônio Robson Gomes Silva (26), conhecido por “Índio”. O suspeito saía de sua residência na companhia de um adolescente de 14 anos. Ambos foram abordados.

Por meio de uma busca, as equipes localizaram uma bolsa escondida entre as telhas do imóvel. Em seu interior estavam dois revólveres calibre 38, ambos municiados e prontos para uso. O armamento foi apreendido e a dupla recebeu voz de prisão e de apreensão. “Índio” já possui passagens por furtos, tráfico de drogas, violação de domicílio e crime contra a administração pública.

Dando continuidade à ação, as equipes seguiram até outras residências de suspeitos de integrarem o mesmo grupo criminoso dos primeiros abordados. O terceiro capturado foi Ruan Talisson Monteiro de Almeida (18). Com ele, foi encontrada uma espingarda artesanal calibre 38. Quando adolescente, Ruan respondeu a um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. O quarto capturado foi Rodrigo Ferreira da Silva (21), com antecedentes criminais por tentativa por homicídio, tráfico de drogas, por integrar organização criminosa, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava em posse de maconha.

O último a ser localizado foi um adolescente de 15 anos, que estava escondido em uma imóvel na Vila São José. Também na região, os policiais apreenderam um simulacro de arma de fogo. Com isso, todo o grupo foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde um inquérito policial e um ato infracional foram lavrados. Todos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e de uso permitido; e por integrar organização criminosa. Os maiores responderão também por corrupção de menor.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o número (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.