Agentes das forças da segurança pública se mobilizam em ações de fiscalização na Capital

22 de junho de 2020 - 18:30 # # # # # # # # # # # #

Uma operação integrada envolvendo órgãos do Estado e do município de Fortaleza mobilizou agentes da segurança pública com objetivo de executar ações policiais e de fiscalização dos decretos governamentais e municipais, na noite desse sábado (20). Os bairros Messejana, Jangurussu, Barroso e adjacências, localizados na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, receberam o reforço de agentes. Durante a realização dos trabalhos, uma festa que estava prestes a acontecer em um conjunto habitacional do bairro Ancuri foi impedida.

A ofensiva reuniu equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 30° Distrito Policial (DP), da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), bem como de órgãos municipais, representados pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) da Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), pelo Gabinete do Vice-Prefeito, pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O objetivo da ação foi coibir crimes e transgressões ao Decreto Estadual n° 33.574, que estabelece medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e reforçar o combate à criminalidade. Foram realizadas diversas abordagens policiais, autuações de trânsito, prisões em flagrante e apreensões de veículos e equipamentos de som. A operação impediu ainda a realização de uma festa que ocorreria em um conjunto habitacional na região.

Os agentes de segurança utilizaram o sistema de videomonitoramento e drones do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) da Prefeitura de Fortaleza para ajudar na fiscalização e saturação na área. A operação contou com um efetivo de 70 profissionais de segurança e 20 viaturas entre motocicletas e carros. A operação integrada terá continuidade em outras regiões da cidade.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30º DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.