Cúpula da Segurança Pública visita Camocim e acompanha ações de fiscalizações do decreto de isolamento social rígido

5 de junho de 2020 - 16:48 # # # # # #

Fotos: Vando Arcanjo (Prefeitura Municipal de Camocim)

Mais um município cearense, que integra a lista de cidades que adotaram o isolamento social rígido para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), recebeu a visita do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), André Costa. Na manhã desta sexta-feira (5), o gestor e os chefes de órgãos vinculados à SSPDS seguiram até Camocim, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, onde acompanharam os trabalhos de fiscalização e orientação que ocorrem na região, por meio de agentes de segurança pública estadual e municipal, além de órgãos de trânsito. Na última quarta-feira (3), o secretário já havia visitado as cidades de Itapipoca e Itarema, e no último dia 25 de maio, esteve em Sobral. Além desses quatro municípios, Acaraú, Caucaia e Maracanaú também tiveram a decretação de isolamento social rígido no dia 1º de junho.

Além de André Costa, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Luis Eduardo Holanda, integram a visita. A cúpula foi recebida pela prefeita de Camocim, Mônica Aguiar.

“Viemos conhecer in loco o trabalho desenvolvido aqui na cidade de Camocim, com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu toda a estrutura para a realização das barreiras de fiscalização. A atuação é basicamente de sensibilização e de conscientização junto à população”, explica André Costa. Ele cita ainda que a união de forças na cidade tem se mostrado eficaz, especialmente pelo índice de isolamento apresentado nos últimos dias.

“É importante destacar que Camocim tem uma das melhores taxas de isolamento social entre as cidades que decretaram o isolamento rígido. Percebemos assim como o trabalho vem sendo muito bem executado e como a população vem colaborando com todas as medidas. Isso é muito importante, pois é por meio dessa colaboração e união de esforços, que a propagação do vírus diminuirá, e consequentemente, os atendimentos e óbitos em unidades de saúde também cairão”, disse o secretário. Além das barreiras, a cúpula da segurança também caminhou pelas ruas da região, onde acompanhou as fiscalizações em comércios não essenciais.

Ações de segurança em Camocim

Durante a visita, André Costa salientou que o efetivo empregado nas barreiras não impacta nas ações de segurança pública na cidade. Ao contrário, fortalece a presença policial nas ruas, com o acréscimo de equipes em todo o território.

“É importante destacar que as fiscalizações do cumprimento de regras sanitárias do isolamento social rígido não impactam na diminuição do trabalho da Polícia. O governador Camilo Santana, que não mede esforços para a melhoria da segurança pública, autorizou o pagamento de horas extras para que os policiais trabalhem durante suas folgas. E mesmo esse efetivo sendo empregado nas barreiras, isso significa mais presença policial nas ruas, trazendo uma sensação de segurança real para as pessoas”, destaca.

De acordo com estatísticas compiladas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Camocim não registra homicídio há quase um ano. A cidade conta com a Delegacia Regional de Camocim da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), e desde 2018, possui uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Tecnologia, esta, que também contribui com as fiscalizações das barreiras na cidade.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas para o número 190. O sigilo é garantido.

SSPDS acompanha operações de fiscalização do decreto estadual em Itarema e Itapipoca