Operação da Polícia Civil do Ceará resulta nas prisões de mãe e filho por tráfico de drogas em Crateús

29 de maio de 2020 - 18:25 # # # # # # # # #

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Crateús e Delegacias Municipais de Independência e de Novo Oriente, resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas, nessa quinta-feira (28). A mãe do suspeito também foi presa por participação na atividade ilícita. Com a dupla foram apreendidos seis quilos de maconha. Esta é a segunda ação de combate ao tráfico de drogas na região.

Venceslau Pereira da Silva (30), que já responde a tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi localizado após diligências das equipes policiais, em uma residência no bairro Fátima I, em Crateús – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16). No imóvel também se encontrava a mãe do suspeito, sendo esta identificada por Maria de Lourdes Pereira da Silva (56).

No local foram encontrados seis quilos de maconha prensada, 18 gramas de crack, 18 maços de cigarros sem comprovação lícita, uma balança de precisão e um celular. Ainda no imóvel, a equipes encontraram uma motocicleta que seria utilizada pelo homem durante a atividade criminosa do tráfico de entorpecentes. Mãe e filho foram encaminhados à Delegacia Regional de Crateús, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

Ação em Independência

Na tarde de terça-feira (26), equipes das Delegacias Municipal de Independência e Regional de Crateús apreenderam 5,3 quilos de maconha, dois carros e dinheiro. Três homens foram presos em flagrante, no município de Independência (AIS 16). Durante as investigações, os policiais civis utilizaram a tecnologia do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante a ação, os policiais civis capturaram Francisco Silva de Melo (31), que responde por posse ilegal de arma de fogo, Fábio Farley Cordeiro Martins (24) e Henrique Pereira de Sousa (26), ambos sem antecedentes criminais anteriores. No momento da abordagem, os homens estavam em um veículo modelo Toyota Corolla, de placas QUF 3862. A droga estava escondida dentro de uma caixa de som no porta-malas do veículo.

Além do veículo abordado, os policiais apreenderam outro veículo, um Hyundai i30, de placas LKX 6935. Diante dos fatos, o trio foi conduzido para a sede da Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

A Polícia Civil ressalta que a população pode colaborar repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98616.6699, que é o WhatsApp da Delegacia Regional de Crateús. O sigilo e o anonimato são garantidos.