Ações das Polícias Civil e Militar resultam na captura de grupo e armas em Horizonte

25 de maio de 2020 - 11:24 # # # # # #

Um trabalho policial desencadeado pela Delegacia Metropolitana de Horizonte da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), resultou na captura de um grupo suspeito da prática de crimes em Horizonte, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). A ação aconteceu nessa sexta-feira (22). Uma segunda ação em sequência conduzida pelo CPRaio resultou ainda na captura de outros suspeitos e de três armas apreendidas. Ao todo, 12 pessoas foram conduzidas à Delegacia Metropolitana de Eusébio, das quais sete foram autuadas em flagrante.

A primeira ação é resultado de investigações realizadas por equipes da PCCE de Horizonte sobre o envolvimento de um grupo em ações criminosas na região, como roubos e tráfico de drogas. Após o trabalho de apuração, três indivíduos foram identificados: Valter Vieira de Sousa (37), com passagens por tráfico de drogas, ameaça, roubo, receptação, estelionato e porte ilegal de arma de fogo; Sabrina Lopes da Cruz (19) e Francisca Aline Martins Lima (25), ambas sem antecedentes criminais. Após diligências pelo bairro Mal Cozinhado, o trio foi localizado e preso em uma residência. Com eles, as Polícias Civil eMilitar apreenderam um simulacro de pistola e cinco trouxinhas de drogas.

Durante a ação, os policiais apreenderam ainda no bairro cinco adolescentes em posse de um revólver calibre 38, quatro munições intactas e quatro trouxinhas de cocaína. A Polícia Civil apura a participação dos adolescentes em ações criminosas em conjunto com o trio. Os oito suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME), onde Valter, Sabrina e Aline foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e devem responder ainda por corrupção de menores. Já para dois adolescentes foi lavrado um ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os outros três menores conduzidos serão investigados.

Em sequência, a mesma equipe do Raio se deslocou para o bairro Planalto Horizonte, para abordar um carro que seria utilizado para a prática de crimes. De acordo com a ocorrência, os raianos foram informados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre as características e a localização do veículo.

Após abordagem aos passageiros, a Polícia Militar encontrou José Valderlan Silva dos Santos (27) e Eduardo Henrique Matos da Silva (20), ambos sem antecedentes, na companhia de dois adolescentes. Durante buscas no carro, três revólveres calibres 38 e sete munições intactas foram apreendidos. Diante dos fatos, os quatro suspeitos foram conduzidos para a DME.

Na delegacia, os dois adultos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Após serem ouvidos, os adolescentes foram liberados. A Polícia Civil segue investigando a participação dos presos e dos apreendidos em ações criminosas na cidade de Horizonte.