Polícia Civil captura dois suspeitos investigados por homicídios cometidos na Capital

13 de maio de 2020 - 18:08 # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de combate à criminalidade na Capital, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, em duas ofensivas distintas, dois homens foragidos da Justiça, na manhã desta quarta-feira (13). Os trabalhos policiais foram realizados por meio da 5ª e 6ª delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Essa é a segunda operação policial conduzida pelo DHPP, em dois dias seguidos, com foco em indivíduos investigados por crimes de homicídio em Fortaleza.

A prisão efetuada pela 6ª Delegacia da DHPP ocorreu em um conjunto de casas no bairro Quintino Cunha, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. No local, os policiais deram cumprimento ao mandado de prisão temporária por homicídio qualificado em desfavor de Francisco Leonardo Araújo (27), com antecedentes criminais por tráfico de drogas. De acordo com levantamentos policiais, ele é suspeito de envolvimento no duplo homicídio de mãe e filho, um bebê de aproximadamente nove meses, ocorrido no dia 10 de março deste ano no bairro Quintino Cunha.

Leonardo e outros três suspeitos, ainda não localizados, teriam entrado numa residência na Travessa Piraí, onde estavam a adolescente Marília Gabrielly Ferreira Ribeiro (17), sem antecedentes criminais, e a criança Enzo Gabriel Ferreira Ribeiro, filho de Marília. O grupo efetuou diversos disparos contra as vítimas. A motivação apurada pelos investigadores seria desentendimentos entre grupos rivais na região. O mandante do crime, conforme levantamentos policiais, trata-se de Carlos Pereira dos Santos (22), vulgo “Paulo Bayer”, com antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas, rouba a pessoa e roubo de veículo. Ele já se encontra preso.

Já a segunda prisão foi resultado de uma operação da 5ª Delegacia da DHPP para o cumprimento de um mandado de prisão temporária por homicídio e três mandados de busca e apreensão em desfavor de Wandson Luiz da Silva (31), com antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, receptação e crime de trânsito. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Pavuna, em Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O suspeito, que foi expulso da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 2018, foi capturado em casa e não reagiu à prisão. Ele é investigado pela morte de Alisson Rodrigo Silva Rodrigues (32), sem antecedentes criminais. O crime aconteceu no dia 28 de agosto de 2018, no bairro de Fátima (AIS 5), em Fortaleza. Os policiais também apreenderam uma pistola, 16 munições, o valor de R$ 4.500 em espécie, celulares, um HD externo e um aparelho DVD na ofensiva.

As investigações apontam que o Wandson e outros dois indivíduos participaram da morte de Alisson. Eles efetuaram disparos contra o homem em uma praça no bairro de Fátima. A vítima veio a óbito no local. Conforme apurado pelos policiais, a motivação teria sido por vingança. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Os homens foram levados para as respectivas delegacias, onde os mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Após os trâmites, os homens foram colocados à disposição da Justiça para o cumprimento da pena prevista em lei.

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o ‪‪(85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número ‪‪‪(85) ‪99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.