Suspeito de tentativa de latrocínio contra policial civil é capturado; arma do agente de segurança é recuperada

28 de abril de 2020 - 18:59 # # # # # # # # # #

Uma ação rápida realizada por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na captura de um adolescente suspeito de tentativa de latrocínio contra um policial civil, na manhã dessa segunda-feira (27), no bairro Edson Queiroz, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). O trabalho policial contou com a participação de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de delegacias distritais. A arma do agente de segurança, levada pelo infrator na ação criminosa, foi recuperada já durante a noite, por militares do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Após serem informados sobre uma ocorrência de policial civil lesionado a faca durante um assalto nas proximidades da Avenida do Contorno, equipes da PCCE se reuniram e de forma conjunta deram início à ofensiva com o objetivo de capturar o responsável pelo crime e recuperar a arma roubada do agente de segurança. Com a realização dos primeiros levantamentos e a identificação do suspeito, os policiais ingressaram na região apontada como local onde ele estaria escondido.

O adolescente foi avistado em uma rua do bairro e capturado pelos policiais. Ele ainda tentou fugir pelos quintais de algumas casas, mas não obteve êxito. O menor passou por revista e, no momento da abordagem, não portava nada ilícito. As buscas continuaram, com o intuito de localizar a pistola do policial, roubada pelo infrator durante a ação criminosa.

Os policiais deram voz de apreensão ao adolescente e o levaram para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Lá um ato infracional análogo ao crime de tentativa de latrocínio foi lavrado contra o suspeito. A faca utilizada para assaltar o policial foi apreendida ainda pela manhã e levada inicialmente para o 26º Distrito Policial.

Arma recuperada

Por volta das 19 horas, militares do Cotam realizavam patrulhamento pelo bairro Edson Queiroz e avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação dos PMs, o homem correu. Foi feita vistoria nas proximidades e, durante esse trabalho, os policiais encontraram uma pistola com brasão da PCCE, com carregador municiado com 15 munições. Após verificação, foi constatado tratar-se da arma roubada durante a manhã. O armamento foi recolhido e apresentado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Da ocorrência

Na ocasião, o suspeito estava em um veículo de transporte por aplicativo e, ao chegar à Avenida do Contorno, anunciou o assalto. Ele desferiu um golpe de faca contra o motorista, um policial civil, e fugiu em seguida levando a arma e o aparelho celular do policial. A vítima foi socorrida.