Damps divulga serviços de atuação psicológica aos servidores da Polícia Civil

24 de abril de 2020 - 18:57 # # # #

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), entende que o acompanhamento psicológico para os profissionais da segurança pública também é uma ação preventiva. Em razão disso, como medida de enfrentamento aos sintomas emocionais relacionados à crise gerada pela mudança de rotina nesse período, a equipe de psicólogos encontra-se disponível para atender os policiais civis e demais servidores da instituição.

Nesse atual contexto de pandemia e isolamento social, o suporte psicológico apresenta-se essencial. Dentre as atribuições do Damps, o trabalho de apoio psicossocial para a categoria já é algo trabalhado dentro da rotina do setor, mas diante dos medos e incertezas comuns à época de pandemia, é necessário intensificar toda atenção para minimizar os conflitos pessoais e emocionais.

“Quem já sofria com ansiedade e depressão, por exemplo, vai estar mais vulnerável às crises. Outro ponto é a intensificação da convivência familiar que, se por um lado pode trazer mais aproximação, por outro pode trazer com intensidade antigos e novos problemas de convivência”, afirmou a psicóloga Vanessa Lúcia.

O Departamento conta com cinco profissionais graduados em diversas especialidades como psicomotricidade Relacional e Transtornos alimentares e obesidade; perdas e luto, recursos terapêuticos psicoterapia corporal; transtornos, dependência química, ansiedade e depressão; práticas de Saúde, especialista em psicoterapia psicanalítica, neuropsicodiagnostico; e formação em terapia comportamental.

Atendimento via WhatsApp

O Damps, que já realiza um trabalho de suporte psicossocial, colocou-se à disposição para atendimentos de urgência, dando também continuidade aos atendimentos já existentes, ampliando a modalidade para atendimentos on-line, além dos presenciais. O objetivo principal desta nova modalidade é acolher de forma preventiva os policiais no momento em que a crise se instala.

Serviço
Número de WhatsApp: Dra. Vanessa Lúcia – (85) 98728-2604
Outras informações Damps: (85) 3101-7367 e (85) 3101-7368.