NOC da Polícia Civil auxilia operação preventiva de Carnaval em aeroporto e rodoviária

22 de fevereiro de 2020 - 08:53 # # # # #

A Polícia Civil do Estado de Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD, deu apoio a uma operação preventiva de Carnaval da Receita Federal e da Polícia Federal. A ação aconteceu nos últimos dias no Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, no município de Cruz, próximo à Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e na Rodoviária de Paracuru, na AIS 11 do Estado.

Visando à segurança de turistas que chegam ao Estado para curtir o feriado do Carnaval, a operação realizada consistiu em uma vistoria preventiva no aeroporto de Cruz com o intuito de fiscalizar passageiros, bagagens e mercadorias. Já na Rodoviária de Paracuru, os trabalhos policiais se concentraram em abordagens em caminhões e ônibus de turismo. A ação contou com equipes de policiais civis e cães farejadores que integram a DCTD, que auxiliaram os trabalhos em busca de objetos/substâncias ilícitos.

Sobre o NOC

O NOC da DCTD possui três cães, sendo dois pastores belga malinois e um labrador, todos adestrados e prontos para o trabalho policial. Além dos cães, o núcleo é composto por cinco policias civis, que são treinadores e condutores de cães de faro. Os policiais foram formados nos cursos de Cinotecnia e de detecção de substâncias do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de terem feito o curso de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os policiais civis também possuem curso de auxiliar veterinário. Com esse curso, eles foram habilitados para, em alguma urgência, prestarem os cuidados de primeiros socorros com os cães.

A Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) disponibiliza à população um número para realização de denúncias que levem à localização e prisão de suspeitos de tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3472-1550 ou para o WhatsApp da Divisão pelo número (85) 98895-5749, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.