Polícia Civil realiza patrulhamento, elucida latrocínio e apreende fuzil na Capital

20 de fevereiro de 2020 - 21:07 # # #

Ações desenvolvidas por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que trabalharam em serviço extraordinário realizando patrulhamento, na noite dessa quarta-feira (19) e madrugada desta quinta-feira (20), resultaram em diversas ocorrências, como elucidação de um latrocínio, apreensão de armas, entre elas um fuzil, na recuperação de veículos roubados e na captura de uma pessoa foragida da Justiça. A PCCE reforçou o trabalho ostensivo nas ruas de Fortaleza e cidades do Interior, desde a noite da última terça-feira (18). Os policiais civis estão escalados em serviço extraordinário para reforçar a segurança da população.

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (20), o delegado geral do Ceará, Marcus Rattacaso, ressaltou o trabalho dos policiais civis no serviço extraordinário. “O que mais importa nesse momento é promover a segurança da sociedade que precisa da segurança pública. Gostaria de fazer um agradecimento especial a todos os policiais civis, delegados, escrivães, inspetores, equipe administrativa, pelo compromisso que estão tendo com a sociedade cearense e com o Governo do Estado,” disse Rattacaso.

Preso após latrocínio

Equipes da Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), iniciaram as diligências após o latrocínio de Maria de Paula Ribeiro Amora Miguel (26). As equipes prenderam Ícaro Albuquerque de Freitas (20), mais conhecido como “Boca Rosa”, que já responde por tentativa de homicídio e roubo a residência. Ele foi capturado no mesmo bairro onde ocorreu o crime.

Com ele, a Polícia apreendeu uma pistola 9 milímetros, que será periciada para saber se foi a arma usada no crime. Após essa prisão, os policiais civis continuaram as diligências e chegaram ao segundo suspeito, identificado como Francisco Joel Soares da Silva (28), com antecedentes criminais por tentativa de homicídio. Ao avistar os policiais civis, ele entrou em confronto e acabou morto. Com ele, a Polícia Civil apreendeu um revólver calibre 38 municiado. O preso e as armas apreendidas foram encaminhados à sede do DHPP, que lavrou o flagrante. O caso segue sendo investigado para localizar os demais partícipes da ação criminosa.

Apreensão de fuzil

Policiais civis da Divisão Antissequestro (DAS) prenderam dois homens e uma mulher e apreenderam um fuzil calibre 762, durante o trabalho realizado no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. Os policiais realizavam diligências quando foram acionados por um popular informando que existiam homens armados na região.

Os policiais investigaram e, ao chegar à Rua Luminosa, avistaram dois homens que tentaram fugir para um prédio em construção, porém foram alcançados pelos policiais. Em um dos pavimentos do imóvel, os policiais localizaram o fuzil cal. 762 com 50 munições. Foram presos: Clézio de Oliveira Vieira (36), José Williame de Oliveira Sousa (24), e Maria Aline Rodrigues Pereira – todos sem antecedentes criminais. O trio foi conduzido à sede da Divisão Antissequestro, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Captura de integrante de organização criminosa

Ainda durante o patrulhamento, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do 35º Distrito Policial abordaram os ocupantes de um veículo que trafegava pela Avenida Washington Soares, no bairro Messejana, em atitude suspeita. Entre os abordados, uma mulher estava com mandado de prisão em aberto por integrar organização criminosa. Paula Danielly Sousa da Costa (28), apontada como a “secretária do crime”, era procurada por sua participação em uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas no bairro Jardim das Oliveiras (AIS 7) de Fortaleza e no município de Cascavel (AIS 13). A mulher foi conduzida para o 13º DP, onde foi registrado o boletim de ocorrência pela captura. Ela se encontra à disposição da Justiça.

Veículos recuperados

As equipes policiais recuperaram ainda quatro veículos – sendo dois carros e duas motocicletas. Os veículos foram alvos de roubos nos últimos dias. As recuperações ocorreram nos bairros Ancuri (AIS 3), Praia do Futuro (AIS 10) e Manuel Dias Branco (AIS 10) em Fortaleza e em uma zona rural localizada entre os municípios de Aquiraz e Pindoretama (AIS 13). Os veículos foram encaminhados para delegacias policiais a fim de que os proprietários sejam localizados e seus bens restituídos.