Com balanço positivo em todos os meses, Ceará apresenta redução de 63% nos roubos de carga em 2019

13 de janeiro de 2020 - 18:26 # # # # #

Mais um indicador criminal obteve um balanço positivo no Ceará, em 2019. Assim como já vinha ocorrendo mês a mês, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) contabilizou uma redução de 63% nos roubos de cargas, passando de 244 casos, em 2018, para 90 durante os doze meses de 2019. Assim como o roubo de veículo, que também fechou o ano com números positivos, esse recorte está inserido no Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP), que chegou ao 31° mês seguido de retração.

É importante destacar, inclusive, que o ano de 2018 já havia fechado com um balanço positivo se comparado a 2017, com queda de 21,3% (310 roubos de carga, em 2017, contra 244 em 2018). Para o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, isso mostra como a integração entre a tecnologia, a cultura policial e a inovação trazem grandes resultados para o Estado.

“No Ceará, nós utilizamos a política de combate à mobilidade do crime, que se alicerça em três pilares. O primeiro é a tecnologia, por meio do Spia (Sistema Policia Indicativo de Abordagem), que é a ferramenta que integra todas as câmeras e sensores do Estado e utiliza técnicas de inteligência artificial para entregar informações em tempo real às Polícias Civil e Militar. O segundo pilar é a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), que por meio do videomonitoramento também em tempo real, juntamente com a Polícia Militar, consegue dar respostas rápidas aos crimes em andamento, gerando um bom resultado em cima disso com prisões e apreensões. E o terceiro é a parte de investigação, especialmente por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, que consegue fazer um grande trabalho sobre os grupos criminosos, mapeando os pontos sensíveis do Estado e direcionando os esforços, visando à desarticulação desses esquemas ilícitos”, explica.

Mês a mês

Só em dezembro, a queda foi de 67%, indo de nove casos (2018) para três (2019). Em novembro, a diminuição foi de 11 para sete, correspondendo à redução de 36%. Outubro também foi um período com balanço positivo, apresentando redução de 67%, caindo de 15 para cinco casos.

Em setembro (-60%), indo de 20 para oito casos; agosto (-78%), diminuindo de 23 para cinco ocorrências; julho (-53%), diminuindo de 19 para nove casos. Em junho, foram 26 crimes contra seis (-77%); em maio (-60%) foram 30 roubos, em 2018, contra 12 casos registrados no mesmo período do ano passado; e abril (-45%) reduziu de 20 para 11 casos. O mês que alcançou melhor redução percentual foi março (-81%), indo de 26 para cinco. Nesse mesmo trimestre, em fevereiro, a retração foi de 52%, indo de 21 a 10 casos. E por último, janeiro, com redução de 63%, indo de 24 para nove roubos de carga.