Polícia Civil realiza operação e cumpre 19 mandados de prisão na RMF

7 de janeiro de 2020 - 19:36 # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), desarticulou um esquema criminoso de tráfico de drogas e homicídios que funcionava nas cidades de Guaiuba e Pacatuba, cidades pertencentes à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza. Na ação policial, realizada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (07), foram cumpridos 19 mandados de prisão – sendo 13 pessoas capturadas e seis que já estavam presas no Sistema Penitenciário do Ceará.

A operação policial denominada “Jericó Guaiuba” teve como objetivo desarticular organização criminosa envolvida nos crimes de tráfico de drogas e homicídios nos municípios de Guaiuba e Pacatuba, pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza. A operação visou desarticular o núcleo de uma organização criminosa com atuação nas duas cidades. No total, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, além de 14 mandados de busca e apreensão.

Foram presos: Daniel Araújo Inacio (26), vulgo “Dr”, que já responde por tráfico de drogas, homicídio, lesão corporal e dano; Viviane Alves Gouveia (33), que já responde por tráfico de drogas; Cyntia Garcia da Silva (38), que já responde por lesão corporal; Ronaldo Barbosa da Silva (23), que já responde por homicídio, lesão corporal e crime contra a administração pública; Manoel Alexandre de Souza (38), vulgo “Panelada”, que já responde por tráfico de drogas; Antonia Ciele da Silva Araripe (30), que responde por difamação e ameaça; além de Francisco Rodolfo Braz de Souza (18), Uênio Severino de Assunção Mendes (31), Luiz Henrique Tavares Rodrigues da Silva (33), Ronaldo Araújo da Silva (21), Weligton da Silva Araripe (20), o “Tom”, Paulo Alves da Silva (39) e Thais Cristina Pinheiro de Sousa (24), todos sem antecedentes criminais.

Ainda foram cumpridos mais seis mandados de prisão contra homens que já integravam o sistema penitenciário do Estado. São eles: Francisco Natalício de Sousa (39), vulgo “Táta”, que já responde por tráfico de drogas, crime ambiental e contravenção penal; Antônio Wellington Lopes da Silva (36), vulgo “Fitão”, que responde por tráfico de drogas e crime contra a administração pública; Ivanildo Ferreira Bezerra (38), vulgo “Mosca”, que responde seis procedimentos policias por tráfico de drogas, furto e ameaça; Douglas Ferreira Paiva (27), o “Bigode”, que responde por tráfico de drogas e contravenção penal; José Glauberto Silva de Oliveira (32), que responde pro receptação e tráfico de drogas; e Francisco Marcelo Alves da Silva (21), com antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídio.

A investigação é fruto de uma troca de informações entre a Polícia Civil, através da DCTD, e o Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com apoio da inteligência policial.

A ofensiva policial contou com equipes da Divisão de Combate ao Tráfico, do Departamento de Polícia Metropolitano (DPM), da Delegacia Municipal de Guaiuba, além das equipes do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD, que utilizou cães farejadores. Cerca de 45 policiais em 14 viaturas participaram da operação.

Canais de denúncia

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬