SSPDS e vinculadas se reúnem com Conselho Regional de Medicina Veterinária

6 de dezembro de 2019 - 17:51 # # # # #

Com o intuito de fortalecer os estudos sobre as políticas de proteção ambiental no Ceará, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), se reuniu nessa quinta-feira (5) com instituições voltadas ao tema, em Fortaleza. O superintendente da Supesp, Aloísio Lira; o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Hugo Linard; o comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), tenente-coronel da PM, Ricardo Colares; e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Daniel Viana.

Durante o encontro foi discutido sobre o mapeamento das necessidades para uma melhor atuação das instituições, desde necessidades específicas de cada vinculada até a qualificação de profissionais de segurança para atuarem em ocorrências do tipo. “Um dos focos da estratégia da SSPDS é tratar com especificidade todas as problemáticas que envolver a Segurança Pública. A temática ambiental é uma das mais importantes da contemporaneidade e que necessita de uma atenção especial. Com essa reunião buscamos construir um projeto sólido para analisar e desenvolver estratégias próprias para a área de forma integrada e sistêmica”, pontuou o superintendente da Supesp, Aloísio Lira.

Além do dimensionamento das necessidades, o próximo passo após as tratativas é o mapeamento das ações e o envolvimento de todos os órgãos competentes para desenvolver um programa voltado ao meio ambiente. Para o delegado Hugo Linard, titular da DPMA, iniciativas como essas são importantes porque possibilita o estreitamento entre as partes envolvidas. “A reunião tratou de diversos aspectos, entre eles as notícias de infrações ambientais, a partir do primeiro atendimento, além do manejo de animais em situação de rua e abandono. O objetivo é avançar com os diálogos nesse sentido, na perspectiva de um convênio com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e com instituições de ensino superior”, disse.