Trabalho em conjunto das Polícias Civis do CE e da PB resulta na prisão de um dos homens mais procurados da Paraíba

11 de novembro de 2019 - 09:57 # # #

Um dos homens mais procurados do Estado da Paraíba foi preso, em território cearense, após uma investigação conjunta entre as Polícias Civis do Ceará e da Paraíba. Gerliano Faustino Mascena Mendonça (37) foi localizadoem uma quitinete, no bairro Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, na última sexta-feira (18). As informações acerca da prisão de “Força Bruta” ou “Catatau”, como é conhecido o foragido, foram repassadas em coletiva de imprensa realizada, nesta terça-feira (22), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza.

As investigações iniciaram após informações repassadas pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil da Paraíba à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Com o envolvimento também da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PCCE, as diligências iniciaram e Gerliano foi localizado em Fortaleza.

Gerliano estava foragido desde setembro de 2018, quando 92 detentos fugiram de uma unidade prisional em João Pessoa, na Paraíba, após homens armados entrarem para resgatar criminosos que cumpriam pena por roubo a banco. Em depoimento, ele alegou que aproveitou a ação para fugir da penitenciária, onde respondia também por roubo a banco com a utilização de maçarico e explosivo e porte ilegal de arma de fogo. Desde então, seu nome figurava na lista dos mais procurados da Paraíba.

Gerliano Faustino Mascena Mendonça (37)

Com as apurações, os policiais civis cearenses chegaram ao imóvel onde Gerliano estava, situada na Rua João Cordeiro. “Depois da fuga, ele (Gerliano) passou cerca de um mês homiziado na Paraíba, ainda em João Pessoa, e de lá veio para o Ceará. Aqui, ele permaneceu por mais ou menos um ano, até ser preso pela Polícia Civil no último dia 18 de outubro. Nesse tempo, ele fez algumas viagens ao Rio de Janeiro e, após sair de um bairro na periferia de Fortaleza, ele alugou uma quitinete na Praia de Iracema, onde estava residindo”, explicou o delegado adjunto da Draco, Alceu Viana.

Ainda de acordo com as apurações da Draco, o homem utilizava documentos falsos para tentar se desvencilhar da Polícia. “Ele pagou em torno de R$ 10 mil por um RG, CPF e uma certidão de nascimento, todos novos. De posse desses documentos, ele conseguiu tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, e frequentou, inclusive, aulas em uma autoescola. Ele utilizava essa carteira para se identificar em diversos locais. Na abordagem da Draco, ele apresentou essa CNH para os nossos policiais e, por isso, foi preso também em flagrante por uso de documento falso”, revelou.

O foragido foi encaminhado à sede da Draco, onde foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Agora, Gerliano se encontra à disposição Justiça. “Aqui não é um solo fértil para crimes. O trabalho que está sendo desenvolvido pela Polícia Civil é de localizar e prender esses criminosos, não só aqui do Ceará, como também de outros estados da federação, que porventura, estejam homiziados aqui”, reforçou o delegado titular da Draco, Harley Filho.