Trabalhos de resgate em local de desabamento seguirão ininterruptamente durante a noite desta quarta-feira (16)

16 de outubro de 2019 - 21:13 # # # #

Fotos: Ronaldo Gusmão/CBMCE

Os trabalhos do Sistema de Segurança seguirão sendo realizados, durante toda a noite desta quarta-feira (16), visando resgatar mais pessoas desaparecidas no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, no bairro Dionísio Torres. Em entrevista na tarde de hoje (16), o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Luis Eduardo Holanda, confirmou três óbitos. Sete pessoas foram reportadas por parentes como presentes no local no momento do desabamento e seguem como desaparecidas.

A terceira vítima fatal, que foi resgatada pelas equipes bombeirísticas, foi encaminhada à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), nesta tarde. Por meio de exames de odontologia forense (arcada dentária), a vítima foi identificada como Izaura Marques Menezes, de 81 anos. O segundo corpo encontrado, também do sexo feminino, segue sob os escombros. Já a primeira vítima fatal confirmada pelo Corpo de Bombeiros foi Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, que foi retirado do local no fim da noite de ontem (15).

Efetivo

Toda a estrutura dos órgãos de segurança foi direcionada para o bairro Dionísio Torres – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), onde o prédio desabou. Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuam com equipes de resgate especializadas em estruturas colapsadas e cinco cães farejadores, além de equipamentos como drones, utilizados na varredura da área, e uma plataforma mecânica que possibilita uma visão elevada e central de toda a estrutura. Cerca de 150 bombeiros militares estão empregados diretamente no resgate das vítimas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará do Corpo de Bombeiros também atua na ocorrência. As ações de resgate tiveram o apoio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de ambulâncias do Samu.

Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza o isolamento na região, visando facilitar o trabalho dos bombeiros militares, bem como manter a segurança das pessoas próximas. Em torno de 45 policiais militares, em viaturas e motocicletas atuam na ocorrência. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com 50 profissionais, e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com cinco policiais civis, também participam dos trabalhos. O Exército Brasileiro também enviou um efetivo de 15 homens para o local. Profissionais de órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), como a Defesa Civil do Município e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também atuam no local.

Inquérito

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 4° Distrito Policial, informa que instaurou, desde ontem, inquérito policial para apurar as circunstâncias do desabamento do Edifício Andrea. Testemunhas já foram ouvidas e as apurações estão em andamento. Mais informações não poderão ser antecipadas para não comprometer o trabalho policial.