Polícia Civil realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa

8 de outubro de 2019 - 22:50 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) realizou, na manhã de hoje (08), no pátio interno da Superintendência da Polícia Civil, várias atividades ligadas ao bem-estar e à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, para servidores e colaboradores. Foram realizados atendimentos biopsicossocial com nutricionista, médico, psicólogos, assistentes sociais, educador físico, fisioterapeutas, além de uma palestra informativa sobre o tema.

A diretora do Damps, Sônia Amaral, ressalta a importância de abordar assuntos que envolvem a saúde do profissional de segurança pública com campanhas informativas e preventivas como o “Outubro Rosa”. Ela informa que muitas pessoas não tem o cuidado adequado com o câncer de mama, que é uma doença tratável e curável, desde que seja descoberto em uma fase inicial. “Então procuramos sensibilizar as servidoras para que elas comecem fazer seus exames sistematicamente e os policiais civis para que eles funcionem como agentes multiplicadores de informações para seus familiares”, disse.

A coordenadora do movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, explicou que o câncer tem 95% de chance de cura quando descoberto cedo. Além do autoexame, ela informou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o autocuidado, que envolve autoexame, atividade física diária e alimentação saudável, como uma ação mais global e eficiente contra o câncer de mama. Ela alerta que o câncer é também uma doença psicossomática e acredita no poder da fé e da autoestima como fatores que colaboram para um tratamento e até mesmo a cura da doença. “Também devemos ampliar o conhecimento sobre as leis e benefícios já adquiridos em prol da causa, como a Lei dos 60 dias, que garante o início do tratamento contra o câncer em até 60 dias”, informa.

A inspetora de Polícia Civil, Antonieta Marinho, disse que “a ação veio somar, pois muitas vezes na correria do dia-a-dia deixamos a saúde em segundo plano e a prevenção não pode faltar na vida de nenhuma mulher, não só no outubro rosa, mas deve ocorrer todo ano”.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. De acordo com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), se diagnosticado no início, há 95% de chance de cura com o tratamento apropriado. Apesar de as campanhas serem encabeçadas por diversos setores/órgãos públicos e privados, no Brasil, somente neste ano, cerca de 60 mil novos casos foram diagnosticados, segundo divulgou o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sendo 2.200 novos casos no Ceará.