Polícia Civil desarticula esquema fraudulento de diplomas falsos na cidade de Palhano e prende professor

4 de outubro de 2019 - 19:52 # # # # #

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e na Região Metropolitana

Policiais civis da Delegacia Regional de Russas cumpriram, na manhã desta sexta-feira (4), mandados de prisão e também de busca e apreensão, na Capital e na Região Metropolitana, após investigações acerca de um esquema fraudulento que oferecia cursos de graduação em pedagogia, na cidade de Palhano, com a entrega de diplomas universitários falsos.

As informações sobre a operação foram repassadas em coletiva de imprensa, na Delegacia Geral, em Fortaleza, onde estiveram presentes o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Marcus Rattacaso; o diretor do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI-Sul), Ricardo Pinheiro; e o delegado regional de Russas, Thalles Lima. As apurações iniciaram após as vítimas, que encontraram várias irregularidades nos documentos e nas instituições de ensino superior, denunciarem o fato à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Até o momento, um professor, identificado por Daniel Belarmino Martins (31), foi preso.

Conforme as investigações, as graduações foram oferecidas por outro professor, identificado por Francisco Islau Nunes da Silva (55), que se encontra com mandado de prisão preventiva em aberto. Ao término do curso, os alunos, em torno de 17 pessoas, verificaram que os documentos foram emitidos por uma faculdade situada na cidade de Maranguape – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), e que possuíam chancelas em nome da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). No entanto, a instituição alagoana não reconhecia a autenticidade dos diplomas.

Diante dos indícios, a Polícia Civil representou pelo mandado de busca e apreensão na casa de Francisco Islau, na cidade de Aracati (AIS 18) do Ceará. Durante as buscas, que ocorreram há cerca de dois meses, foram apreendidos mais diplomas falsificados, documentos que auxiliaram as investigações e valores em dinheiro.

“O diploma foi realmente emitido pela faculdade, situada na cidade de Maranguape, mas para que ele fosse validado pelo MEC (Ministério da Educação), o documento teria que ser chancelado por uma universidade credenciada. Então, teoricamente, eles pegavam esses documentos, mandavam para a Uneal, em Alagoas, e lá eles seriam chancelados. Só a partir disso, os diplomas seriam considerados válidos. No entanto, a Uneal nos enviou um ofício confirmando que as chancelas eram falsas, e que as assinaturas não pertenciam a nenhuma pessoa vinculada à Universidade”, revelou o delegado regional de Russas, Thalles Lima.

Seguindo com as diligências, os policiais civis chegaram ao nome de Daniel Belarmino, que foi a ligação entre Francisco Islau e a faculdade situada em Maranguape. Belarmino foi preso na manhã de hoje, em uma residência no bairro Canindezinho (AIS 9) de Fortaleza, também por força de um mandado de prisão. A Polícia Civil acredita ainda que além de Palhano, a fraude tenha feito vítimas em Aracati e Russas. “São pessoas humildes e que tinham um sonho de se formarem em uma graduação. Após conseguirem o diploma, algumas até conseguiram emprego de professores e, quando foi constatada a falsificação do documento, perderam o emprego”, disse o delegado regional de Russas.

Diante dos indícios, os suspeitos deverão responder, inicialmente, por estelionato e falsificação de documento público. “É uma turma específica, mas já temos outros inquéritos para apurar com vítimas e cursos diferentes. O Islau já trabalha com isso há mais de dez anos. Então ele ja promoveu várias turmas, inclusive de graduação e pós-graduação, nas cidades de Aracati, Palhano e Russas”, concluiu Thalles.

Orientação

Em sua fala, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso, chamou atenção da população sobre os cuidados na hora de escolher uma instituição de ensino superior para cursar uma graduação. Ele orientou sobre a necessidade de buscar informações sobre o curso junto ao Ministério da Educação.

“Hoje, todos sonham em obter uma graduação superior. Então, nós vivenciamos no nosso Estado e no país inteiro, uma pulverização muito grande desses cursos superiores. Então, alertamos a população de boa fé, que antes de se matricular em qualquer curso desses, procure visualizar, pesquisar e perceber se essas instituições estão realmente inscritas no MEC, ou se há alguma reclamação contra elas. Porque é sempre bom se questionar o motivo de uma faculdade ou universidade buscar a chancela de outra instituição de ensino superior. Então é muito importante ligar o alerta, porque esse sonho pode se transformar em um constrangimento, com uma perda financeira grande, além da frustração para aquelas pessoas que sempre buscaram alcançar o nível superior”, alertou.