Policiais civis participam de curso de capacitação sobre Línguas de Sinais em Aracati

2 de outubro de 2019 - 22:44 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Aracati, participou do primeiro curso de extensão em Libras, com foco na formação de profissionais, que atuam na segurança pública. O curso de capacitação foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Prefeitura Municipal de Aracati, nos meses de agosto e setembro. A Marinha do Brasil foi responsável por sediar a cerimônia de encerramento das atividades, na última quinta-feira (26), em sua agência no município de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

O curso buscou disseminar os conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a segunda língua oficial, no Brasil, desde 2002. “A iniciativa objetiva capacitar os profissionais da segurança visando melhorar o atendimento e acessibilidade para a comunidade surda de Aracati”, destacou a coordenadora do curso de Libras, Tânia Santos. Segundo o delegado Huggo Leonardo, “dois policiais civis de Aracati fizeram o curso no intuito de prestar um melhor atendimento às pessoas com deficiência auditiva. Agora, eles estão prontos para atender esse público na delegacia”, afirmou.

Participaram também representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Guarda Municipal de Aracati, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícias Civil e Militar, Resgate Municipal, Fórum de Aracati, Exército Brasileiro e Defesa Civil. O propósito do curso não se limitou somente a oferecer oportunidades para construção de competências profissionais, mas também atender à lei nº 10.436/2002, que regulamenta a Língua Brasileira de Sinais, determinando que todos os órgãos precisam ter profissionais com formação em atendimento às pessoas surdas.