PCCE desarticula grupo de funcionários suspeito de furtar produtos de loja de móveis

25 de junho de 2019 - 18:16 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de uma ação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), prendeu cinco funcionários de uma loja do ramo de móveis e eletroeletrônicos suspeitos de furtar produtos, de máquinas de lavar roupas a televisores de última geração. Os agora ex-funcionários foram presos em flagrante com os objetos, que eram desviados e descarregados nas casas deles ou revendidos. Conforme as investigações, os crimes ocorriam há cerca de quatros meses. Dos cinco suspeitos, dois já tinham passagens pela Polícia, incluindo um que acumula quatro passagens por homicídio. Os detalhes da ação policial foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (25), na sede da DRF, em Fortaleza.

As investigações para capturar os infratores partiram de um registro de Boletim de Ocorrência feito na DRF, na segunda-feira (17), quando representantes da empresa compareceram à sede da especializada para relatar a ausência de alguns produtos durante a conferência destes no depósito da loja. Mês a mês, o relatório de controle de estoque não correspondia com a quantidade real de itens que a loja vendia para os clientes. A partir do registro do BO, os policiais civis elaboraram estratégia para identificar e prender os suspeitos. Dois dias depois, o que antes se tratava de suspeita foi confirmado. Cinco funcionários da loja desviavam a rota de entrega dos produtos e os descarregavam nos próprios endereços.

O grupo que foi preso é formado por Antônio Milton Sandré da Silva (38), Francisco Marcélio Ferreira de Sousa (35), Savio Moreira da Ponte (34) – sem antecedentes criminais. Além de Iago de Souza Nascimento (24), com quatro passagens por homicídio e uma por tráfico de drogas, e José Francisco Ferreira dos Santos (51), o “Netão”, com passagem por receptação. No dia da prisão, o condutor do veículo de entrega “Netão” mudou a rota previamente agendada e parou na casa do ajudante Milton. Lá os policiais flagraram os suspeitos deixando um aparelho de som na casa do ajudante. E o som não seria o único produto que seria desviado naquele dia. Uma sapateira, dois painéis de TV, um guarda-roupa e uma cama de casal também no caminhão prontos para serem descarregados ilegalmente na casa de Milton, conforme a dupla confessou aos policiais.

Após flagrar a dupla furtando os objetos para casa do ajudante, os policiais se deslocaram para a residência do motorista, onde também confirmaram os desvios da carga. Na casa de “Netão“, foram encontradas uma máquina de lavar, um armário de cozinha e um conjunto com mesa e cadeiras. As diligências continuaram e os agentes da Polícia Civil se deslocaram para o centro do distribuição da empresa onde identificaram mais integrantes do grupo criminoso. Iago, responsável por conferir a entrada e saída de produtos do estoque no depósito, apontou o endereço da casa dele para que os policiais verificassem se haveria produtos furtados lá. O endereço que Iago passou, na verdade, se tratava da casa da sogra dele, em Maracanaú. Na residência do suspeito, no mesmo bairro da casa da sogra, os policiais encontraram um fogão, um microondas, um televisor e uma lavadora. Sávio, que prestava serviço para empresa como motorista, e Marcélio, que era ajudante, também integravam o grupo que desviava os produtos.

O titular da DRF, delegado Rommel Kerth, não descarta a participação de outras pessoas nos desvios de produtos da loja. “As investigações continuam no sentido de se verificar a participação de mais alguém e descobrir eventuais receptadores da carga”. De acordo o delegado Kerth, a partir das informações apuradas durante as investigações, os funcionários se associaram com o intuito de desviar as mercadorias do depósito, para depois revendê-las, dividindo o apurado entre eles e, em alguns casos, ficando com o produto subtraído. Um das TVs de última geração que o grupo furtou estava separada para ser sorteada em um bingo, como revelam os levantamentos policiais.

Para comprovar que os produtos confiscados nas casas dos suspeitos se tratavam dos mesmos subtraídos do depósito da loja, a empresa fez um levantamento no sistema de controle de estoque, onde foram comprovamos que os objetos não haviam sido vendidos e continuavam constando no estoque da empresa. Diante dos fatos, os cinco integrantes do grupo criminoso foram autuados em flagrante por furto qualificado e associação criminosa. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de apurar a participação de outras pessoas envolvidas no esquema.