Delegado Geral e Comandante da PM apresentam trabalho realizado no Ceará em evento nos EUA

25 de junho de 2019 - 18:31 # # # # # #


Dando continuidade à troca de experiências no combate à criminalidade, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso, e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Coronel Alexandre Ávila, apresentaram o modelo de policiamento desenvolvido no Ceará, durante um encontro realizado na Faculdade de Justiça Criminal John Jay, em Nova Iorque.

Além das apresentações, os gestores participaram de painéis e palestras sobre assuntos como a institucionalização da prevenção à violência nos governos; sobre o refinamento das leis na prevenção à violência e de como ela deve ser eficaz; a prevenção os crimes violentos, os impactos que esses delitos provocam nas comunidades e naqueles que circundam as vítimas, além de apresentações feitas por representantes norte-americanos, e de outros países, sobre as inovações e as fortes estratégias utilizadas na segurança pública.

Ainda na cidade nova-iorquina, os titulares da segurança cearense participaram de reuniões com chefes de polícia da New York City Police Department (NYPD), que é o Departamento de Polícia da cidade de Nova Iorque. Nas dependências da corporação, eles conheceram o funcionamento de setores, como o Department Joint Operations Center (JOC), que integram órgãos federais e estaduais americanos; e o Real Time Crime Center(RTCC), onde funcionam os sistemas de monitoramento em tempo real da NYDP e onde são realizados os despachos de ocorrências policiais. Em um contexto local, o funcionamento se assemelha ao que ocorre na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os gestores cearenses realizaram uma visita técnica na cidade de Camden, em Nova Jérsei, onde puderam conhecer a tecnologia “ShotSpotter”, um sistema para detecção de tiros que funciona por meio de sensores instalados em grandes áreas urbanas. “Esse sistema que conhecemos aqui emite o alerta para a central repassando inclusive a geolocalização. Isso permite uma resposta rápida das ocorrências, permitindo a captura dos criminosos e o socorro imediato das vítimas”, explicou Marcus Rattacaso.

O delegado geral do Ceará destacou a importância da participação no evento e a troca de experiência. “É fundamental essa troca de informações entre as diversas polícias do País e do mundo. Aqui, em particular, tivemos contato com estratégias de policiamento que deram certo. É muito importante que a gente traga essas experiências positivas para o nosso cenário de atuação, fazendo as adaptações necessárias. Toda essa experiência da Polícia de New York faz com que a gente possa ver diferente, ver novos horizontes, para melhorar as estratégias de polícia junto ao Estado do Ceará”, disse Rattacaso.

O exemplo de Nova Iorque

Outra importante troca de experiência aconteceu durante a reunião dos representantes cearenses, com William Bratton, que é apontado como o responsável pelas reduções nos índices de violência nas cidades de Los Angeles e Nova Iorque. Idealizador da “política de tolerância zero”, que é baseada na “Teoria das Janelas Quebradas”, William Bratton montou uma estratégia visando combater toda e qualquer ação criminosa de menor potencial ofensivo, com o objetivo de evitar delitos maiores.