Ações da DCTD da Polícia Civil resultam nas capturas de dois foragidos da Justiça

18 de junho de 2019 - 16:48 # # #

Duas ações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), resultaram nas capturas de dois foragidos da Justiça envolvidos com o tráfico de drogas no Ceará. As prisões ocorreram em Fortaleza, no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) – nessa segunda-feira (17), e em Paracuru (AIS 11), na última sexta-feira (14). Os detalhes sobre o trabalho policial foram apresentados, na tarde desta terça-feira (18), em coletiva de imprensa, na sede da DCTD, no bairro de Fátima.

Nessa segunda-feira (17), os policiais civis da especializada capturaram Ednardo Nunes de Souza (28), que já responde a seis procedimentos policiais, sendo cinco por homicídios e um por tráfico de drogas. Ele estava com dois mandados de prisão em aberto. O homem foi preso dentro de uma maternidade, localizada no Centro de Fortaleza, onde visitava a esposa, que acabara de ter filho. No momento da abordagem, ele não resistiu à prisão.

Conforme o delegado Pedro Viana, diretor da DCTD, a prisão de Ednardo é continuação da operação realizada no último dia 30 de maio, na cidade de Nova Lima em Minas Gerais, quando Francisco Adriano de Sousa (34), o “Sibite”, considerado chefe do tráfico do bairro Cais do Porto (AIS 01), de Fortaleza, foi capturado. Ainda segundo Pedro, Ednardo é apontado como o responsável pelos homicídios ordenados por “Sibite”. “Os homens são parceiros no crime. O que nós apuramos é que Ednardo tem ligação direta com Adriano. Ele começou trabalhando para ‘Sibite’, foi crescendo dentro da organização criminosa e, com a divisão da área, passou a trabalhar para si mesmo e em parceria com o seu antigo chefe”, explicou o delegado.

Ednardo já era procurado pelos policiais civis e, no último sábado (15), foi flagrado pelos policiais civis enquanto fazia uma entrega de drogas na praça das Docas, no bairro Cais do Porto. Na ocasião, o criminoso conseguiu fugir, abandonando um veículo, após trocar tiros com os policiais da especializada, porém foi capturado nesta segunda-feira.

Ação em Paracuru

Na última sexta-feira (14), os policiais da DCTD cumpriram um mandado de prisão em desfavor de Tiago André de Lima Costa (26), que responde a dez procedimentos policiais por homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo, suspeito de tráfico de drogas e de integrar organização criminosa. A prisão dele foi realizada em Paracuru, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Na ocasião, o infrator reagiu e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais civis. Durante a troca de tiros, o homem usou a própria companheira como escudo, atingindo a mulher no pé. Ele foi baleado e conduzido a uma unidade de saúde para receber atendimento médico, junto com a mulher.

Com ele, foram apreendidos um veículo Jeep Renegade, uma pistola calibre .40, 46 munições – entre deflagradas e intactas –, um documento de identificação falso, oito cartões magnéticos, um caderno com anotações sobre movimentações financeiras e uma granada de efeito moral. Após alta médica, Tiago foi conduzido à sede da DCTD, em Fortaleza, onde, além do cumprimento de mandado, ele foi autuado em flagrante pela tentativa de homicídio contra os policiais civis que o capturaram.

Canais de denúncia
A população pode colaborar com os trabalhos investigativos da DCTD repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬